[Valid Atom 1.0]

sábado, 25 de julho de 2009

"Digo para meus filhos evitarem lugares fechados"


Em entrevista a ÉPOCA, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, diz que dá, aos seus quatro filhos, as mesmas orientações que oferece à população: não compartilhar talheres e copos, evitar locais muito fechados e manter uma alimentação equilibrada. "Eu mesmo tomo esses cuidados"
Isabel Clemente
Preocupação Ministro diz que não mandou tirar o Tamiflu das farmácias
Desde que os casos da gripe causada pelo vírus influenza A (H1N1) multiplicaram-se no Brasil, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, tem se esforçado para transmitir tranquilidade à população sobre a doença. O Ministério lançou um canal que responde a dúvidas sobre a doença,mas muitas pessoas continuam em dúvida sobre o que fazer diante da epidemia.

Em entrevista a ÉPOCA, o ministro afirmou que dá aos próprios filhos - de 29, 26, 25 e 19 anos - as mesmas orientações que fornece à população. "Meus filhos estão preocupados, como qualquer pessoa. Converso com eles sobre evitar compartilhar copo, talher, comida e bebida. E também evitar ficar em locais muito fechados, o que é difícil porque essa juventude adora um bar, balada...", afirmou o ministro. "É preciso bom senso e manter uma alimentação adequada, com muito líquido, frutas e verduras. Eu mesmo tomo esses cuidados. Todos podemos pegar uma gripe".

O ministro ressaltou que a gripe suína não é mais grave do que a comum. "No ano passado, as complicações geradas pela gripe comum provocaram 4500 mortes no mês de julho no país", disse. Temporão ressalta que os hospitais só devem ser procurados em casos graves. "As pessoas devem procurar postos de saúde, policlínicas, o médico particular. É o profissional que vai dar a orientação sobre internação e a necessidade de tomar o remédio".

Sobre a falta do Tamiflu nas farmácias, o ministro da Saúde negou que governo tenha ordenado a retirada do medicamento do mercado. "O fornecedor não está entregando", afirmou. Temporão afirmou que a ausência do remédio das prateleiras não é necessariamente ruim para a saúde pública porque evita a automedicação, que é grande no país e pode gerar tipos mais resistentes do vírus.

O ministro disse que uma das preocupações das autoridades é que a segunda onda de gripe suína, no próximo inverno, seja causada por uma versão mais agressiva do que a atual. Antes de 2010 chegar, porém, teremos que enfrentar mais algumas semanas na companhia no H1N1. "Ainda temos algumas semanas de frio pela frente, portanto, haverá mais óbitos, infelizmente, antes de a temperatura subir e atenuar a transmissividade da nova gripe".

Leia a íntegra da entrevista em ÉPOCA que chega às bancas neste sábado (25).

Faça seu comentário

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: