[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Mostra sobre Clarice Lispector em Lisboa inclui fotos e textos

da Efe, em Lisboa

Mais de 20 fotografias e textos reunidos sob o título "Clandestina Felicidade" ilustram, a partir de hoje, na capital portuguesa, a vida e obra de Clarice Lispector, uma das escritoras brasileiras mais influentes do século 20.

A professora da Universidade de São Paulo, Nádia Battella, selecionou este material dentre as mais de 800 imagens que compõem a fotobiografia que elaborou em torno da personalidade da autora.

"Clarice rompe qualquer estereótipo dos gêneros narrativos", afirmou a especialista sobre a autora de "A Paixão Segundo G.H.".


Fundação Casa de Rui Barbosa
Escritora Clarice Lispector em meados dos anos 60; escritora é tema de mostra aberta hoje em Portugal
Escritora Clarice Lispector em meados dos anos 60; escritora é tema de mostra aberta hoje em Portugal

"Nada resistia a Clarice, nem um estereótipo, nem nenhum padrão", acrescentou Battella, que buscou inspiração no mundo dos contos de fadas para decorar a sala que recebe a mostra, situada na casa de Fernando Pessoa em Lisboa.

Mesmo depois de tantos anos após sua morte, Clarice Lispector continua sendo uma referência para os escritores latino-americanos contemporâneos, aos quais abre fronteiras à indagação filosófica, ao retrato filosófico e psicológico e à questão do ser no tempo.

A exposição sobre a escritora, que permanecerá em Lisboa até 15 de maio, é complementada com conferências e debates das quais participarão especialistas em literatura brasileira, além de leituras, cinema e teatro.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: