[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 28 de abril de 2009

ES registra primeiro caso suspeito de gripe suína


28 de abril de 2009 • 17h34 • atualizado às 18h07


Alex Cavalcanti

Direto de Vitória


A Secretaria de Saúde do Espírito Santo registrou, na tarde desta terça-feira, o primeiro caso suspeito de gripe suína no Estado. O paciente seria um homem, morador de Vila Velha, região metropolitana de Vitória. Amostras de sangue do paciente foram colhidas e encaminhadas para a Fiocruz, no Rio de Janeiro. A expectativa é que os resultados sejam divulgados até o dia 30 de abril.

Nesta terça-feira, o Ministério da Saúde divulgou que havia 20 casos suspeitos de contaminação pela gripe suína no Brasil, registrados em oito Estados. Na lista do Ministério da Saúde, o Espírito Santo ainda não era citado.

Antes do surgimento deste suposto caso, o governo do Espírito Santo havia anunciado medidas preventivas e um plano de ação de emergência contra a doença, que inclui o monitoramento de 21 cidadãos mexicanos que chegaram a Vitória na última sexta-feira. Hospedados em um hotel no centro da capital do Estado, eles foram avaliados pela equipe técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e estão sob observação da Secretaria de Estado da Saúde. O grupo será monitorado por médicos e técnicos da secretaria.

As vigilâncias epidemiológicas municipais, hospitais públicos e privados, unidades de saúde e pronto-atendimentos estão em alerta e devem notificar a secretaria imediatamente em caso de atendimento de qualquer paciente com sintomas da gripe suína.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Anselmo Toze, um hospital particular no município de Serra, região metropolitana de Vitória, foi definido como unidade referência para os casos suspeitos de gripe suína. "O paciente com suspeita de ter contraído o vírus, atendido em qualquer estabelecimento da rede, deve ser encaminhado imediatamente ao Vitória Apart Hospital, pois nesta unidade há leitos de isolamento respiratório", afirmou o secretário.

Segundo o secretário, serão considerados casos suspeitos de gripe suína aqueles pacientes que apresentem febre alta repentina, de mais de 39°C, acompanhada de dor de cabeça, tosse, dores musculares ou nas articulações, e que tenham estado nos últimos dez dias no México ou nos Estados americanos do Texas e da Califórnia.

O que é a gripe suína
É uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2.

A gripe suína geralmente não atinge os humanos, e até então eram raros são os casos de contágio de pessoa para pessoa. A contaminação ocorre da mesma forma que a gripe comum, por meio de perdigotos (gotículas de saliva) lançados na tosse e espirros.

Sobre o recente surto que teve origem no México, a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que alguns dos casos registrados são formas não conhecidas da variedade H1N1 do vírus Influenza A.

Ele é geneticamente diferente do vírus H1N1 que vem atacando humanos nos últimos anos e contém DNA associado aos vírus que causam as gripes aviária, suína e humana, incluindo elementos de viroses européias e asiáticas.

Especial para Terra

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: