[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Preço médio da banda larga no mundo teve queda de até 20% em 2008


Por IDG News Service/Estocolmo
Publicada em 05 de novembro de 2008 às 09h53
Atualizada em 05 de novembro de 2008 às 09h54

Estocolmo - Relatório da Point Topic afirma que preços de planos via DSL apresentaram queda de 20% e de acesso via cabo caíram 12% em 2008.

Serviços de banda larga via cabo, fibra óptica e DSL (digital subscriber line) têm apresentado queda em preços de mensalidades e aumento na velocidade em todo o mundo, afirma um relatório da empresa Point Topic.

Os planos de DSL têm apresentado a maior queda média de preços. Na avaliação, o valor das mensalidades caiu 20% nos três trimestres de 2008. Os usuários que pagavam uma média de 66,75 dólares por mês pelo serviço passaram a contar com planos de 53,32 dólares, em média, no terceiro trimestre deste ano.

Os preços dos serviços de banda larga via cabo apresentaram uma queda de 12% durante o ano, enquanto os valores do acesso por fibra óptica caíram 6,5% no mesmo período.

A contínua erosão de preços se deve, primeiramente, ao aumento da concorrência, avalia Oliver Johnson, Chief Executive Officer (CEO) da Point Topic, mas a atual instabilidade econônima também tem sua participação.

Ainda existem diferentes brutais no valor pago pelos usuários de banda larga em diversas partes do mundo.

No Oriente Médio e na África, consumidores pagam mais de 46 dólares ao mês por megabit no acesso via DSL. O mesmo pacote é vendido a 6,23 dólares por megabit na Europa Ocidental revela o estudo.

Na América do Norte e na região Ásia-Pacífico, o preço médio cobrado por megabit no acesso via DSL é de 3,80 dólares e de 16,10 dólares, respectivamente.

Na avaliação de Johnson, a fibra óptica deve dominar o mercado de banda larga nos próximos cinco anos, apresentando um custo menor do que os acessos via cabo e DSL.

"O DSL vai passar por um momento difícil e veremos uma erosão gradual em sua participação de mercado", afirma o executivo.

Mikael Ricknäs, editor do IDG News Service, de Estocolmo.




Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: