[Valid Atom 1.0]

domingo, 16 de novembro de 2008

G-20, a pantomima


Seg, 10/11/08
por gmfiuza |

Em pleno campo minado da crise internacional, uma reunião entre os maiores países industrializados e emergentes presidida pelo chapliniano Guido Mantega chega a “conclusões” que remontam às cartilhas petistas pré-2002.

Poderia ser um susto. Mas é um alívio.

O alívio está justamente nas diretrizes apontadas ao fim do encontro do G-20 em São Paulo, e repetidas por Lula em Roma:

Mais produção que especulação.
Mais Estado que mercado.
Aumento dos gastos públicos.
Mais humanismo que financismo.
Revisão do Consenso de Washington.
Revisão do Tratado de Bretton Woods.

Entenderam?

Não? Então aqui vai uma tradução resumida. Percebendo que o G-20 não é nada (solenemente ignorado por Barack Obama), e se dando conta de que a turma ali reunida rendia não mais do que uma boa fotografia (os ternos estavam ótimos, mas os alfaiates insistem em não produzir estratégias econômicas), o pessoal tomou a decisão certa: dar ao mundo um pouco de poesia.

Numa hora dessas, ouvir falar em humanismo, produção e dinheiro de graça para o povo é um alívio e tanto. Esculachar o liberalismo – no qual todos surfaram nos últimos anos – também é música para os ouvidos da opinião pública.

Fica combinado assim: na falta de solução, rima. Como se sabe, poesia de esquerda é como um broche de Che Guevara: pode até não servir de enfeite, mas não faz mal a ninguém.








  1. Molheira Eterna Profissional Chef AllanMolheira Eterna Profissional Chef Allan R$90,00

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: