[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Terremoto de 5 graus de magnitude atinge noroeste da China sem causar vítimas

Um terremoto de 5 graus de magnitude na escala aberta de Richter atingiu esta manhã a província de Qinghai, no noroeste da China, sem causar vítimas.

O novo tremor ocorre quase um mês depois do devastador terremoto que atingiu a província de Sichuan em 12 de maio, deixando mais de 86 mil mortos e desaparecidos.

Segundo informou hoje a agência oficial de notícias "Xinhua", o novo terremoto afetou a região de Haixi, no oeste de Qinghai, habitada por minorias tibetanas e mongóis.

As contínuas réplicas ameaçam os sobreviventes do terremoto de Sichuan, que ontem sofreu com um novo tremor de 4,8 graus de magnitude que sacudiu o dique de um dos mais de 30 lagos que estão prestes a transbordar na zona do epicentro.

Desde 12 de maio, foram registradas milhares de réplicas na zona, dentre as quais 200 superaram os 4 graus de magnitude.

O lago de Tangjiashan, formado por deslizamentos de rochas e escombros que bloqueiam o rio que passa por Beichuan, é o maior de todos os ocasionados pelo terremoto, e há quase duas semanas as Forças Armadas e engenheiros correm contra o relógio para tentar drená-lo.

Mais de 250 mil residentes dos vales de Mianyang foram realocados por causa do risco de transbordamento do Tangjiashan.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: