[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Cildo Meireles recebe prêmio de artes plásticas na Espanha

da France Presse, em Madri

O artista brasileiro Cildo Meireles recebeu nesta segunda-feira (9) das mãos do rei Juan Carlos, da Espanha, o 7º Prêmio Velázquez de Artes Plásticas 2008, em reconhecimento por sua trajetória artística.

21.jun.2006/Ricardo Moraes/Folha Imagem
Cildo Meireles, em seu ateliê no bairro de Botafogo, no Rio; artista recebeu prêmio
Cildo Meireles, em seu ateliê no Rio de Janeiro; artista recebeu prêmio espanhol Velázquez

Meireles recebeu o prêmio de 90.450 euros (cerca de R$ 230 mil) em uma cerimônia no Museu do Prado de Madri. Com o prêmio, o artista também terá a oportunidade de expor suas obras no Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia de Madri.

O artista, que já expôs na Espanha, no Instituto Valenciano de Arte Moderna (IVAM) em 1995, defendeu, na coletiva de imprensa, que "a arte é uma espécie de inutilidade indispensável".

"Sua obra expõe perguntas e abala nossas consciências", afirmou o rei ao entregar o prêmio.

"A obra de Cildo Meireles postula um compromisso político que soube harmonizar as necessidades poéticas de toda criação. Ao longo de sua trajetória, mostrou uma invariável capacidade de inventar e produzir novas formas", afirmou o júri do prêmio ao anunciar sua escolha.

O prêmio também dá o oportunidade a Meireles de escolher outro artista com menos de 35 anos para que seja beneficiado com a Bolsa Velázquez, de 30 mil euros (R$ 76,3 mil).

O brasileiro já expôs no Museum of Modern Art de Nova York, no MACBA, Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, e na Tate Modern de Londres.

Leia mais

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: