[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 10 de junho de 2008

Fed deveria se inspirar no BC do Brasil, diz 'Le Monde'

O presidente do Fed (Banco Central Americano), Ben Bernanke, deveria inspirar-se na política monetária brasileira, afirma um artigo publicado nesta terça-feira no jornal francês "Le Monde".

O jornal destaca o recente aumento da taxa de juros de 11,75% para 12,25% imposto pelo Banco Central brasileiro e opina que a "política de juros altos saneou a economia brasileira".

"A taxa de poupança no Brasil é o dobro da dos Estados Unidos, o déficit da balança de pagamentos é moderado, os brasileiros consomem menos do que os americanos e economizam mais. A taxa de crescimento do país deverá ultrapassar os 4% este ano."

"Ben Bernanke, presidente do Fed, deveria se inspirar na política monetária brasileira", afirma o diário francês.

Remédio brasileiro
Segundo o jornal "Le Monde", a alta taxa de juros no Brasil serviu durante muito tempo para bancar investimentos em uma economia de riscos.

"Hoje já não é mais o caso", diz. "A dívida externa do Brasil é inferior a 50% de seu Produto Interno Bruto, as contas correntes estão perto do equilíbrio e o déficit público é baixo, mesmo que os juros altos aumentem a dívida do governo".

O jornal diz que o Brasil não está mais na lista dos países de risco desde que a agência de avaliação de risco Standard & Poor's concedeu o grau de investimento.

"Os Estados Unidos estampam um grande déficit em sua balança de pagamentos e está com a moeda fraca. A taxa de poupança é baixa, às vezes negativa; o governo está mergulhado em déficits mesmo mantendo o crescimento do país".

"Uma política monetária à brasileira poderia remediar esses problemas", conclui o diário "Le Monde".

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: