[Valid Atom 1.0]

sábado, 28 de junho de 2008

Evento do Google em SP vira ponto de encontro do 'clube do Bolinha'


Developer Day reuniu 800 participantes interessados em informações técnicas.
Nessa multidão de fãs de tecnologia, ainda há poucas mulheres 'infiltradas'.
JULIANA CARPANEZ Do G1, em São Paulo
Foto: Juliana Carpanez/G1
Juliana Carpanez/G1
Clarice Santos é uma das poucas mulheres a participar do evento (Foto: Juliana Carpanez/G1)

O Google Developer Day, evento da empresa de buscas voltado a desenvolvedores, reuniu nesta sexta-feira (27) em São Paulo cerca de 800 participantes que assistirão a diversas palestras durante todo o dia. E como geralmente acontece em eventos que têm programadores como público alvo, há poucas mulheres. Por isso, elas ainda se destacam na multidão de geeks (fãs de tecnologia).

Como regra, não há mais de uma programadora -- ou analista de sistema ou desenvolvedora -- por roda de conversa. Infiltradas no "clube do Bolinha", elas têm de se conformar o papo não desviará o foco do universo tecnológico. “Eles não cansam nunca de falar sobre o mesmo assunto. Não adianta nem tentar mudar, porque sei que não vou conseguir”, contou Clarice Santos, 29, que trabalha na área de marketing de uma empresa de tecnologia.

Ao lado do marido, Pedro Santos, ela brinca dizendo que não dá nem para comentar uma fofoca de vez em quando. Depois se corrige, lembrando que teve, sim, uma boa rolando nos corredores do Google Developer Day nesta sexta: a de que o Orkut (Buyukkokten, o inventor do site) vai se casar em breve. Fofoca, sim. Mas de programador.

Foto: Juliana Carpanez/G1
Juliana Carpanez/G1
Vanessa Sabino e Felipe Sanches se encontravam com freqüência em eventos de tecnologia, até que começaram a namorar (Foto: Juliana Carpanez/G1)

A programadora Vanessa Sabino, 27, também estava acompanhada de seu namorado, Felipe Sanches, 24. Eles se conheceram na universidade e passaram a se esbarrar com freqüência em eventos de tecnologia até que, há duas semanas, começaram a namorar. Acostumada a fazer parte de um grupo reduzido em seu universo profissional, Vanessa se juntou ao grupo Linux Chicks, formado por garotas que compartilham seu interesse por programação. “É bom pra gente ter apoio moral”, conta.

Camila Silveira Udinal, 29, trabalha como analista de sistemas e apóia a idéia da união das programadoras. Em seu trabalho, há um grupo com oito delas que fazem almoços mensais e também organizam outros encontros. Neles, dá para falar de informática e também é possível comentar a última capa da revista, se assim elas quiserem. Questionada sobre a diferença entre os analistas homens e as mulheres, Camila é categórica: “elas são mais comprometidas e tem mais jeito para lidar com o usuário.”

Casada há dois anos com um comerciante, ela diz que seu marido às vezes tem ciúme do universo masculino do qual ela participa. A programadora Katiucia Silva, 27, também teve namorados que relutavam em entender isso. “Hoje meu namorado entende, graças a deus. Mas isso já foi um problema.”

Developer Day

Foto: Juliana Carpanez/G1
Juliana Carpanez/G1
Executivos do Google Brasil falaram sobre a empresa e também sobre seus produtos durante o evento realizado em São Paulo (Foto: Juliana Carpanez/G1)
Em sua segunda edição na cidade, o evento anual do Google tem foco informações técnicas relacionadas à internet, como a plataforma para redes sociais OpenSocial e o sistema operacional para celulares Android, além de aplicações para o Google Maps, Google Earth e YouTube.

“O objetivo é apresentar a série de ferramentas oferecidas pelo Google e impulsionar o trabalho de grupos de desenvolvedores web, que trabalham para criar uma internet melhor para os brasileiros”, diz o texto de apresentação do Google Developer Day, que neste mês já foi realizado no Japão, China, Taiwan, Austrália, México e, agora, no Brasil. Em setembro, o encontro será realizado na Inglaterra, França, Alemanha e Espanha, enquanto no mês de outubro ele passará por Itália, República Tcheca e Rússia.

Na parte da manhã, executivos do Google Brasil falaram sobre a empresa e também sobre seus produtos: “se você não contou para a família, para a namorada ou no trabalho que vinha aqui hoje, é melhor contar. Porque amanhã as imagens do evento estarão no [site de fotos] Picasa e no [site de vídeos] YouTube”, brincou o diretor Julio Zaguini. À tarde, a programação será dividida em diversas sessões técnicas, apresentadas por engenheiros da empresa.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: