[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 28 de julho de 2011

boato : VAGAS USP Dra. Luciana Cini, está colocando à disposição vagas para tratamento de câncer.

- URGENTÍSSIMO - POR FAVOR, DIVULGUE.

Prezados(as) Amigos(as)

A Dra. Luciana Cini, está colocando à disposição vagas para tratamento de câncer.
Se souber de alguém que necessite deste tipo de tratamento é só ligar para ela.
Amigos, estar doente, já é horrível. Imagine estar com Câncer Gástrico e não ter convênio ou meios para realizar o tratamento.

Por amor, repassem esta mensagem. Dispomos de 15 vagas para pacientes com Câncer de estômago, esôfago, duodeno e intestino.
Tratamento completo, na Gastrooncologia, com Dr. Fonseca, diretor da Oncologia do Hospital Heliópolis, aluno do Hospital do Câncer.

Não há fila de espera.


Dra. Luciana Cini
(11) 9563 5430
(11) 4975 2309





Sociedade - 29.11.99
USP é alvo de boatos em e-mails

Rafael Kato / USP Online
A internet, como meio de comunicação democrático, possibilta o acesso de diferentes pessoas e a circulação de informação dos mais variados lugares. Saber a fonte da informação é extremamente necessário. Muitas vezes o nome de fontes seguras, como a USP, é usado para dar uma aparência de verdade em uma notícia falsa. Veja abaixo um quadro com os principais boatos da internet (spams) que se utilizam da fama da Universidade e a verdade sobre eles:

Boato do Guaraná

Um e-mail avisa o guaraná Kuat causa o aparecimento de tumores no reto e falta da atividade renal. A mensagem alerta que 23 pessoasm passaral pelo Hospital das Clínicas (HC) com estes sintomas.

Há informação de que foram encontradas as substâncias Fenofinol Ameido e Voliteral, que seriam tóxicas e causariam os danos aos consumidores do refrigerante. O nome de um suposto médico da USP, Dr. Paulo José Teixeira, é citado para recomendar a não ingestão da bebida.

A verdade sobre o Guaraná

Não há registros no HC de pacientes com as referidas doenças causadas pelo refrigerante. Nenhuma órgão médico comprova a existência do suposto médico citado no e-mail.

O professor Ernani Pinto, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, perguntado sobre as substâncias tóxicas do refrigerante afirma: “Nunca ouvi falar sobre elas na minha vida.”

Pinto avisa que a única complicação que o refrigerante pode causar é para os fenilcetonúricos, mas que todas as unidades de bebidas possuem esse alerta e que problemas maiores, nesses casos, só são causados com a ingestão de uma quantidade muito grande do refrigerante. Outro problema possível são as calorias. “As calorias, quando consumidas em excesso, fazem as pessoas engordarem”, conclui Pinto.

O boato da Dieta da USP

A chamada “Dieta da USP” circula via e-mail e por fotocópias. Trata-se de uma regime alimentar de 7 dias que deve ser repetido por mais uma semana para se conseguir emagrecer 14 quilos. A dieta traz quais alimetnso devem ser consumidos no café, no almoço e no jantar, sendo um dia diferente do outro.

Umas das recomendações para o almoço é um ovo cozido, uma cenoura e queijo minas. Para um dos jantares a indicação é menos rigorosa, pois traz dois ovos cozidos com cenoura. No último jantar a pessoa pode consumir o que quiser, menos doces e bebidas alcoólicas.

A verdade sobre a Dieta

A dieta não é da USP e não foi elaborada por nenhum profissional da Universidade. A professora Silvia Maria Franciscato Cozzolino, da FCF e presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, afirma que a dieta é totalmente desbalanceada.

“Ela pode emagrecer, mas o risco é alto”, afirma Silvia sobre a dieta. Esta é muito rica em gordura e modifica o metabolismo. Os problemas só não são mais graves, afirma a professora, pois as pessoas não conseguem fazer a dieta inteira.

O spam da mistura Coca-cola - Menthos

Uma outro engodo que circula pela internet é sobre a mistura do refrigerante Coca-Cola Light com a bala de hortelã Menthos. A informação é de que um aluno do colégio Dante Alighieri tomou uma lata do refrigerante e depois consumiu a bala, tendo dores no estomâgo, desmaio e vindo a falecer em seguida.

O e-mail diz que o professor Alexandre Mergenthaler, do Instituto de Química da USP, responsabiliza os componente Acesulfame K e Ta9v4 pela reação que causou a morte do estudante.

A verdade sobre a combinação refrigerante – bala

O colégio informou que este caso nunca ocorreu em suas dependências. A escola registrou, no dia 25 de agosto passado, um Boletim de Ocorrência no 78º DP, dos Jardins, informando a polícia sobre o spam.

O professor Mergenthaler não existe, pois não há nenhum currículo registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As únicas pessoas com esse nome são, respectivamente, um invetor do século XIX e um professor da Alemanha.

A professor Silvia, citada anteriomente, diz que os componentes que são taxados de causadores da reação são, na verdade, adoçantes presentes no refrigerante. O Acesulfame foi liberado pelo FDA ( Food and Drug Administration), que controla os alimentos vendidos nos Estados Unidos , em 1988, tendo 125 vezes mais poder adoçante que a sacarose.

A mentira dos Voluntários da USP no tratamento do Câncer

A falsa informação é sobre 15 vagas de tratamento do câncer de estômago, esôfago, duodeno e intestino. As supostas vagas seriam no Hospital Heliópolis. A responsabilidade ficaria a cargo do Dr. Fonseca, diretor do Hospital e aluno do Hospital do Câncer.

Os interessados nas vagas devem ligar para uma médica. È dado um telefone para o contato com a Dra. Luciana Cini.

A verdade sobre o tratamento do câncer

Trata-se de um dos boatos mais mal escritos sobre a USP. A Universidade não mantém vínculos com o Hospital Heliópolis nem com o Hospital do Câncer. O título faz referência aos voluntários da USP, mas não há qualquer menção a eles no corpo da mensagem. Os nomes dos médicos escritos no spam não existem, já que não são registrados no Coselho Regional de Medicina.

As pessoas que tratam o cãncer no Hospital das Clínicas devem realizar uma consulta com o médico oncologista para serem encaminhadas ao tratamento. Não existe lista ou vagas para o tratamento da doença.

A história do médico do HC

Outro spam que circula na internet é sobre um médico do Hospital das Clínicas que teria abusado de uma paciente, enquanto esta permanecia dopada sobre a maca. O e-mail diz que o médico teve seu registro profissional cassado.

As fotos que são anexadas ao e-mail revelam um médico com uniforme verde próximo a uma luminária típica das salas de operação. As fotos, alega a mensagem, foram obtidas por meio de uma câmera escondida.

A verdade sobre o médico do HC

Trata-se de uma mentira antiga. O mesmo e-mail, anos atrás, circulava na internet sem o nome do HC.

Os profissionais do Hospital das Clínicas não usam uniformes verdes, mas azuis. Do mesmo modo, o modelo de luminárias das fotos não é utilizado pelo HC. As fotos também mostram, ao fundo, uma aparente janela com grades, a qual não é instalada em salas de cirugia. Outro destaque é que em operações os médicos nunca estão sozinhos, sempre são acompanhados por outros médicos e enfermeiras.









LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: