[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Tarso Genro : Rio Grande do Sul confirma segunda morte por gripe suína, este ano


Plantão | Publicada em 09/06/2011 às 21h38m

O Globo

SÃO PAULO - A Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou, nesta quinta-feira, a segunda morte por gripe suína, Influenza A (H1N1), este ano, no estado. De acordo com a pasta, trata-se de um homem, de 71 anos, diabético, e morador de Bagé. Ele se internou na Santa Casa do município no dia 3 e foi transferido um dia depois para a UTI, onde morreu.

LEIA TAMBÉM:Primeira morte no Rio Grande do Sul pela doença havia sido confirmada nesta quarta-feira

A primeira morte no Rio Grande do Sul, este ano, havia sido confirmada nesta quarta-feira. A vítima é uma mulher de 48 anos que morava na cidade de Anta Gorda e que apresentou os primeiros sintomas da doença no fim de maio. A morte foi registrada na segunda-feira, no Hospital de Caridade de Três Passos.

Até o momento, a secretaria notificou 87 casos da doença; quatro deles foram confirmados, entre eles os dois óbitos. Os demais registros são de uma gestante, de São Gabriel, que apresenta boa evolução, e uma criança ,de Camaquã, que já teve alta hospitalar.

A morte desta quinta-feira está sendo investigada e, segundo a secretaria, todas as medidas necessárias foram desenvolvidas. O paciente de 71 anos não foi vacinado contra a gripe na atual campanha.


© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.


Tarso Genro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tarso Genro
Tarso Genro
37º Governador do Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul
Mandato: 1 de janeiro de 2011
até atualidade
Precedido por: Yeda Crusius
Sucedido por:
Prefeito de Porto Alegre Porto Alegre (RS) - Brasao.png
Mandato: de 1 de janeiro de 1993
a 1 de janeiro de 1997
e de 1 de janeiro de 2001
a 4 de abril de 2002
Precedido por: Olívio Dutra
Raul Pont
Sucedido por: Raul Pont
João Verle
Ministro da Educação do Brasil Flag of Brazil.svg
Mandato: 27 de janeiro de 2004
29 de julho de 2005
Precedido por: Cristovam Buarque
Sucedido por: Fernando Haddad
Ministro da Justiça do Brasil Flag of Brazil.svg
Mandato: 16 de março de 2007
10 de fevereiro de 2010
Precedido por: Márcio Thomaz Bastos
Sucedido por: Luiz Paulo Barreto

Nascimento: 6 de março de 1947 (64 anos)
São Borja, Rio Grande do Sul
Partido: PT
Profissão: Advogado

Tarso Fernando Herz Genro, mais conhecido como Tarso Genro (São Borja, 6 de março de 1947) é um advogado e político brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi duas vezes prefeito de Porto Alegre e ministro da Educação, das Relações Institucionais e da Justiça durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

A 3 de outubro de 2010, foi eleito Governador do Rio Grande do Sul no 1º turno, com mais de 54% dos votos válidos.[1]

Índice

[esconder]

[editar] Biografia

Nascido em 6 de março de 1947 no município de São Borja, Rio Grande do Sul, localizado na divisa do Brasil com a Argentina. É filho da dona de casa Elly e do advogado e escritor Adelmo Simas Genro.[2] Possuía um irmão, o jornalista Adelmo Genro Filho, falecido em 1988.

[editar] Carreira política

Tarso Genro começou sua trajetória política em 1968, ao ser eleito vereador pelo MDB em Santa Maria.[2] Nesta mesma cidade, graduou-se em Direito pela UFSM. Seu pai havia sido vereador e vice-prefeito da mesma cidade. Ainda na UFSM, obteve especialização em Direito Trabalhista. Paralelamente à carreira política, atuou como advogado de sindicatos e associações profissionais. De 1972 a 1987, Genro foi crítico de literatura no "Caderno de Sábado" do jornal porto-alegrense Correio do Povo.

No início da década de 1980, foi porta-voz do Partido Revolucionário Comunista (PRC) junto com o irmão. Em 1988, já no Partido dos Trabalhadores (PT), foi eleito vice-prefeito de Porto Alegre pela Frente Popular, chapa encabeçada por Olívio Dutra, também do PT. Acumulou o cargo de vice-prefeito com o de secretário de Governo. Entre 1989 e 1990 teve rápida atuação como deputado federal.

Em 1990, se candidatou pela primeira vez ao governo do Rio Grande do Sul, perdendo para Alceu Collares, do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Regressou ao cargo de vice-prefeito, onde permaneceu até 1º de junho de 1992. Naquele ano, candidatou-se para suceder Dutra na prefeitura da capital. Foi eleito no segundo turno, derrotando Cezar Schirmer do PMDB com 60% dos votos. Conseguiu eleger Raul Pont como seu sucessor antes de ser eleito novamente em 2001.

Em 4 de abril de 2002, abandona a prefeitura para concorrer novamente ao governo estadual como sucessor de Dutra, então governador. Em disputa acirrada no segundo turno, Genro obteve 47,7% dos votos válidos, contra 52,3% Germano Rigotto do PMDB. Após a derrota, foi convidado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para comandar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, função na qual ficou até o início de 2004, quando Lula fez a sua primeira reforma ministerial. Tarso assumiu então o Ministério da Educação, em substituição a Cristovam Buarque.

Em pouco mais de um ano no cargo, Genro teve como principais realizações a criação do Prouni, um programa para criar vagas para alunos pobres nas universidades particulares, e o envio ao Congresso dos projetos de criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Piso Nacional dos Professores. Genro também deu início à expansão das Escolas Técnicas Federais, que seria concluída por seu sucessor Fernando Haddad. Durante sua gestão no MEC, foram criadas diversas universidades federais novas, dentre elas a Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Em 2005, com o escândalo do mensalão, Genro assume a presidência nacional do PT. Passou a defedner, então, a refundação do partido. Na presidência interina do PT, Genro se lançou candidato para as eleições internas marcadas para o final de 2005, mas exigiu que sua chapa, formada pelo Campo Majoritário, tendência que domina o partido, excluísse José Dirceu, que havia sido cassado pela Câmara dos Deputados por seu envolvimento no escândalo.

Em 2006, com a reeleição de Lula, Genro passa a ocupar a pasta do Ministério das Relações Institucionais, e, em 16 de março de 2007, toma posse como novo ministro da Justiça, em substituição a Márcio Thomaz Bastos, cargo que ocupou até 10 de fevereiro de 2010. No Ministério da Justiça criou o Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci) e a Bolsa Formação para policiais.

Em 10 de fevereiro de 2010, renunciou à chefia do Ministério da Justiça para concorrer ao governo do Rio Grande do Sul, sendo eleito em 3 de outubro no 1º turno, com mais de 54% dos votos válidos.[1]

[editar] Vida pessoal

Tarso Genro é casado com a médica Sandra, com quem tem duas filhas: a deputada federal Luciana e a médica Vanessa.[2] Possui também um neto, o jogador do Guarani Fernando, filho de Luciana.[3]

Tarso Genro, em 2008. Foto:Agência Brasil.

[editar] Bibliografia

Tarso Genro é autor de vários livros na área de Direito, Política e Literatura. Tem trabalhos publicados na França, Espanha, Turquia, Estados Unidos, Uruguai, México, Peru, Portugal e Itália. É autor de 17 livros no Brasil, dentre eles Introdução à Crítica do Direito do Trabalho (1979), Contribuição à Crítica do Direito Coletivo do Trabalho (1981), Direito Individual do Trabalho (1985), Introdução Crítica ao Direito (1988), Crise da Democracia – Direito, democracia direta e neoliberalismo na ordem global (2002), Esquerda em Processo (2004) e O mundo real – socialismo na era pós-liberal (2008).

[editar] Prêmios e honrarias

Tarso Genro possui diversas honrarias, das quais se destacam:

  • Proferiu aula magna na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal no dia 21 de abril de 2009.
  • Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros.
  • Em 2002, recebeu a Medalha do Mérito da Administração da Fundação Getúlio Vargas (2002), o título Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pelotas (2006), a Ordem Nacional do Mérito Científico (2006) e o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Santa Cruz (2008).
  • Em 2005, recebeu a Medalha João Ribeiro, da Academia Brasileira de Letras.
  • Em 18 de julho de 2003, recebeu a Medalha Mérito Santos-Dumont do Ministério da Defesa, Comando da Aeronáutica.
  • Em 19 de abril de 2004, recebeu a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco em Brasília. Na mesma data, foi agraciado com o mérito de Grande-Oficial da Ordem do Mérito Militar.
  • Em 13 de novembro de 2009, recebeu a medalha Mérito Farroupilha em Porto Alegre.
  • Eleito, em abril de 2009, Membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho.

Além disso, proferiu palestras e conferências em várias instituições nacionais e internacionais, como no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Banco Mundial, universidades públicas e privadas, como a “Ecole de Hautes Etudes en Sciences Sociales”, em Paris, sobre “Globalização, exclusão social e reforma do Estado: os desafios brasileiros” (1997 e 1999); na Universidade de Coimbra, sobre o tema “O desafio da globalização à teoria democrática” (1997); professor convidado na Universidade de Andaluzia, Espanha (1998).

Referências

  1. a b Thiago Guimarães (3 de outubro de 2010). Eleito no RS, Tarso Genro acena à oposição e diz não guardar rancores (em português). Globo.com. Página visitada em 3 de outubro de 2010.
  2. a b c Biografia no site oficial de campanha.
  3. Villanova, Caco. "Tarso e Luciana na estreia de Fernando Genro". Folha do Mate. 1 de fevereiro de 2010.
Precedido por
Olívio Dutra
Prefeito de Porto Alegre
19931997
Sucedido por
Raul Pont
Precedido por
Raul Pont
Prefeito de Porto Alegre
20012002
Sucedido por
João Verle
Precedido por
Cristovam Buarque
Ministro da Educação do Brasil
20042005
Sucedido por
Fernando Haddad
Precedido por
Márcio Thomaz Bastos
Ministro da Justiça do Brasil
20072010
Sucedido por
Luiz Paulo Barreto
Precedido por
Yeda Crusius
Governador do Rio Grande do Sul
2011atualidade
Sucedido por



LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: