[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Battisti “ex-ativista”

No Estadão Online, terrorismo é chamado de “ativismo”

Fico verdadeiramente emocionado quando leio Cesare Battisti ser chamado, como vejo agora no Estadão Online, de “ex-ativista”. O próprio Battisti admite em seus livros que pertencia a um grupo terrorista. O “Proletários Armados pelo Comunismo” matava civis inocentes para alcançar seus objetivos. Até Lênin, em vários textos, chamou essa prática de “terror”. E, saibam, ele a combatia! Não no Estadão: isso é “ativismo”. Como Battisti não é mais um “ativista” de arma na mão, então é “ex-ativista”. Reitero: ele não nega que seu grupo praticasse atos terroristas; ele nega, contra as evidências, que ele próprio tenha matado pessoas.

Se Battisti e seu grupo são “ex-ativistas”, a Al Qaeda é apenas um grupo de atuais ativistas. Como a turma do PAC, os extremistas islâmicos também têm uma causa. A exemplo dos italianos, acham que matar alguns inocentes para alcançar seus objetivos faz parte do jogo.

Fico curioso agora para saber o que o Estadão passou a considerar “terrorismo”. Há um número mínimo de mortos, é isso?

Por Reinaldo Azevedo

/ Blogs e Colunistas
Se em meu ofício, ou arte severa,/ Vou labutando, na quietude/ Da noite, enquanto, à luz cantante/ De encapelada lua jazem/ Tantos amantes que entre os braços/ As próprias dores vão estreitando —/ Não é por pão, nem por ambição,/ Nem para em palcos de marfim/ Pavonear-me, trocando encantos,/ Mas pelo simples salário pago/ Pelo secreto coração deles. (Dylan Thomas — Tradução de Mário Faustino)

08/06/2011

às 23:52

“Ativistas” e “passivistas”

Se terrorista que mata pessoas é “ativista”, suas vítimas são o quê? “Passivistas”? Será que não estão errando de militância?

Por Reinaldo Azevedo

08/06/2011

às 23:44

Também no G1 terrorista é “ativista”

Ah, sim: no Portal G1, gente que mata inocente para conquistar seus objetivos políticos também é chamada de “ativista”. Por isso, também lá Cesare Battisti é um “ex-ativista”. Doravante, a Al Qaeda tem de ser assim referida no G1: “A organização de ativistas islâmicos Al Qaeda…”

Por Reinaldo Azevedo

“Ativistas” e “passivistas”

Se terrorista que mata pessoas é “ativista”, suas vítimas são o quê? “Passivistas”? Será que não estão errando de militância?

Por Reinaldo Azevedo




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: