[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 20 de maio de 2011

"Nota zero para os governantes", diz professora que virou hit na internet



Thiago Minami
São Paulo


“Nota zero para os governantes!”, diz a professora Amanda Gurgel, de Natal (RN), o mais novo hit da internet. Em audiência pública, ela relatou aos deputados potiguares sua situação precária de trabalho na rede pública. O vídeo com o desabafo está entre os assuntos mais comentados no Twitter e já colecionava mais de 100 mil acessos até a manhã desta quinta-feira (19). Amanda já angariou o apoio de colegas de profissão no Brasil todo.

  • Veja depoimento da professora Amanda aos deputados

A professora apresentou aos políticos seu contracheque de R$ 930. “Com esse salário, os senhores não conseguiriam nem pagar a indumentária que usam para estar aqui”, provoca. “Salas de aula superlotadas, com os alunos entrando a todo momento com uma carteira na cabeça? Não dá”, continua.

“Essa repercussão do meu depoimento está sendo uma surpresa enorme. Tudo o que eu falei lá nada mais é que uma descrição da rotina de vários professores como eu”, diz ela. No momento, Amanda trabalha em duas escolas da rede pública em Natal, mas está fora da sala de aula desde que adoeceu “por causa das condições estressantes de trabalho”, explica.

Amanda não tem medo de colocar a boca no trombone. Afirma que, se pudesse, diria o mesmo a todos os políticos do país. E convida os colegas de classe a fazer o mesmo. “Eu falaria aos governantes para deixarem de usar essa máscara de pessoas sérias, honestas, e que tratassem os educadores como eles merecem.”



  • mete gol

    publicado há 19 minutos

    PARABÉNS !!!! MIL VEZES PARABÉNS PROFESSORA AMANDA. A SENHORA COM UM DISCURSO SIMPLES MAS REALISTA EMOCIONOU A TODOS NÓS BRASILEIROS INDEPENDENTE DA ÁREA EM QUE ATUAMOS. SEU SENTIMENTO, SUA REVOLTA, SUA ESPERANÇA... É A MESMA DE TODOS NÓS. QUE SE FAÇA SURGIR EM TODO PAÍS MUITAS AMANDAS, PORQUE O BRASIL NÃO PODE MAIS VIVER ADORMECIDO.

  • Imagem de Fabjoe

    Fabjoe

    publicado há 23 minutos

    Amanda Gurgel para Presidente...

  • Imagem de gpl2

    gpl2

    publicado há 26 minutos

    Esta professora teria que ser levada para Brasília e fazer o mesmo discurso para aquele banco de cre...--tin..--os e que ficam sentados tramando golpes para rou..-bar mais dinheiro dos contribuintes, quando deveria ser repassado para esse heróis anônimos da Educação (banalizada), da Saúde e da Segurança...acho que está na hora de dar um basta como disse o professora Gurgel....meus parabéns

  • Imagem de Mabaab

    Mabaab

    publicado há 30 minutos

    Parabéns a professora que teve coragem de mostrar uma realidade, que os políticos não querem admitir que existe. Sou professora no estado de São Paulo, e lamento que "nós" também não tenhamos tido essa mesma coragem e oportunidade. Pois isso não é um problema só do estado dela, aqui também passamos pelo mesmo problema. Infelismente nosso governo não admite que a situação também está ruim. Tantos professores saindo de licença e a falta deles inclusive, não chama a atenção deles. Parabéns porfessora.

  • Imagem de V de verdão

    V de verdão

    publicado há 31 minutos

    Parabéns ! uma corajosa sim, mas infelizmente vamos acordar e ter certeza que tudo vai continuar como sempre ! promessas e promessas, pois sabemos que a Educação nunca foi e não será tão cedo uma prioridade dos governantes brasileiros. Não precisamos ir muito longe, é somente acompanhar o que o MEC tem preparado para os jovens ! (preconceito linguístico ! preconceito se o aluno não passa de ano automaticamente, etc etc...)

  • Imagem de Talulalelé

    Talulalelé

    publicado há 35 minutos

    Eu keria muita que ela fosse nossa PRESIDENTA DO BRASIL! Falou com toda sabedoria que só um mestre das letras poderia dizer! A atitude desta MULHER, guerreira, batalhadora, que mata um leão a cada dia, só nos mostra o quão abandonados estamos por estes que estão em seus cargos públicos e que infelizmente nós os colocamos lá, afinal as eleições serve para elegermos os nossos representantes. Mas que no final da história, eles governam em prol deles mesmos e o povão que se lasque!! PARABÉNS PROFESSORA AMANDA.

  • Imagem de liromause

    liromause

    publicado há 39 minutos

    É ISSO AI, pena que tem poucas pessoas como ela, não é um problema so com a educação, na verdade esta generalisado, ou da lucro para os bolsos deles, ou viram descazo sendo util só em epocas de campanhas eleitorais. E o pior é que a maioria dos brasileiros não estão nem ai, caso contrario não estaria votando sempre nos mesmos politicos, os que estão ai são na maioria os mesmo a varios anos, e o pior de tudo é que quando resolvem mudar, votam nos Tiriricas, Romarios, forrozeiros, mensaleiros, fichas sujas, e assim vai. SERA MESMO QUE A MAIORIA DOS BRASILEIROS QUEREM ALGUMA MUDANÇA MESMOS??? TENHO MINHAS DUVIDAS.

  • Imagem de Afetividade

    Afetividade

    publicado há 40 minutos

    ha muito tempo não tinha orgulho de u brasileiro ou brasileira.Agora digo: como me sinto honrada em ter nascido no mesmio país desta professora.Quantos nesta fala ela conseguiu representar? milhares, centenas de milhares.A greve é em Rio Grande do Norte, mas a carapuça caiu em cada prefeito deste país, cada deputado, cada secretario de educação. Amanda, voce ainda será homenageada. O dia 19 de maio de 2011 deveria ficar para a historia do Brasil. Sua fala, correta, sem nenhum erro de português, límpida e clara, mas nem por isso menos cortante que um punhal, atingiu em cheio a ferida ja aberta da negligencia com educação brasileira.Uma aula de tirar o fôlego de um ser agigantado atrás daquele púlpito. Os olhares de incomodo de alguns da platéia, o silencio deles, sem coragem de interrompe-las, me deixou com lágirmas nos olhos.

  • Imagem de cucaquente

    cucaquente

    publicado há 41 minutos

    Veja só o contraste deste país. De um lado os senhores parlamentares que ganham milhões para não fazer absolutamente nada, ou quando fazem, legislam em causa própria; do outro, aqueles que dedicam a maior parte do precioso tempo para repassar um pouco de educação as nossas crianças, às vezes, em situações precárias, em troca de um mísero salário. Se houver paraiso, os professores terão lugares cativos.

  • Imagem de japaratubense

    japaratubense

    publicado há 44 minutos

    É uma vergonha o que esses políticos estão fazendo com a educação em nosso país. A alguns anos aprovaram o tão sonhado piso nacional para os professores e a cada ano esse valor é reajustado. Mas infelizmente em muitos lugares ou melhor em muitos Estados brasileiros essa foi mais apenas uma lei que não saiu do papel. Todos os anos os professores fazem greve, saem as ruas brigam lutam por seus direitos, mas nada acontece. Todo ano é a mesma coisa. Esses políticos não tem nenhum compromisso com a educação. Nota zero pra todos eles. Um país que não valoriza a educação e os profissionais que atuam nela, nunca se tornara desenvolvido. Parabéns professora por todas as suas colocações.

    1 resposta para: japaratubense

    • Imagem de Mengo_até_morrer

      Mengo_até_morrer

      publicado há 16 minutos

      Caro Japaratubense: Quem está fazendo isso somos nós, que passamos três anos reclamando de nossos representantes e governantes e , quando temos a chance de mudar, ou o fazemos para pior ou mantemos os que são alvo de nossas queixas. Não são os políticos brasileiros que não dão a mínima para a educação. SOMOS NÓS BRASILEIROS. E enquanto o país do bolsa-tudo não acordar para isso, continuaremos necessitando dessas migalhas para podermos dormir em paz com nossas consciências.


Dilma evita comentar enriquecimento de Antonio Palocci

Publicidade

BRENO COSTA
DE BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff fez um breve contato com a imprensa na manhã desta terça-feira, mas evitou comentar o caso revelado Folha sobre a multiplicação do patrimônio do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, o mais poderoso de seu governo, e sobre a decisão do governo de não abrir qualquer investigação a respeito.


Sérgio Lima/Folhapress
Dilma recebeu nesta segunda-feira o primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, e evitou comentar o enriquecimento de Palocci
Dilma recebeu nesta segunda-feira o primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, e evitou comentar o enriquecimento de Palocci

Na chegada ao Salão Nobre do Palácio do Planalto, onde recebeu o primeiro-ministro da Suécia, Fredrik Reinfeldt, Dilma foi abordada pelos repórteres. A primeira pergunta foi sobre sua saúde. Há 20 dias ela se recupera de uma pneumonia e tem evitado compromissos públicos nesse período. A presidente disse que está na "reta final" da recuperação e que a pneumonia já foi dissipada.

Palocci: cobrança da fatura
Declaração do IR de 2010 de Palocci cai na malha fina da Receita
José Serra evita criticar Palocci por evolução patrimonial
Governo não vai investigar patrimônio de Palocci, diz ministro

"Estou na reta final. Já não tenho mais a doença. Agora tenho de recuperar", disse a presidente.

Em seguida, um repórter perguntou sobre a "saúde de Palocci". A presidente disse que ele "está bem" e apontou para o ministro, posicionado na protocolar fila de ministros que cumprimentaria o primeiro-ministro sueco. Perguntada em seguida sobre a "saúde política" do ministro, Dilma não respondeu. Sobre a "saúde do governo", fez um comentário genérico.

"Nós todos estamos saudáveis. Nós todos estamos bem neste país", disse.

Os jornalistas que acompanhavam a cerimônia ainda tentaram falar com Palocci, mas o ministro seguiu na fila, conversando com o general José Elito Siqueira, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência.

Dilma e Fredrik Reinfeldt seguiram para uma reunião privada, seguidos por Palocci e outros ministros. A presidente ainda fará uma declaração à imprensa, ao lado do sueco.

19/05/2011 - 19h29

Operação blindagem de Palocci tem Alvorada como quartel-general

Publicidade

BRENO COSTA
DE BRASÍLIA

A operação de blindagem do ministro Antonio Palocci (Casa Civil) teve como quartel-general, nesta quinta-feira (19), o Palácio do Alvorada, residência oficial da presidente Dilma Rousseff.

O ministro foi chamado pela presidente para discutir a crise gerada no governo a partir da revelação, pela Folha, de que Palocci, quando deputado federal, multiplicou por 20 o seu patrimônio e comprou, em nome da empresa de consultoria Projeto, um apartamento e um escritório no valor de R$ 7,5 milhões.

Polícia Federal nega investigação sobre Palocci e empresa
Fazenda nega existência de relatório sobre empresa de Palocci
Empresa de Palocci diz que desconhece suspeita de Coaf em negócio
Oposição quer convocar Palocci em todas as comissões da Câmara
Há 'muita especulação' sobre patrimônio de Palocci, diz Cardozo

Palocci chegou ao Alvorada ainda de manhã e só saiu no início da noite. Junto da presidente, o ministro se reuniu com os colegas Guido Mantega (Fazenda) e José Eduardo Cardozo (Justiça).

A reunião ocorreu durante a tarde, e durou cerca de duas horas. Essa reunião não constou da agenda oficial da presidente.

Depois do encontro, o Ministério da Fazenda divulgou nota oficial para negar que o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), subordinado à pasta, tenha comunicado à Polícia Federal que a Projeto tenha feito uma operação financeira suspeita na compra de um imóvel, como afirmou reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo", ontem.

Em seguida, foi a vez de a Polícia Federal divulgar nota no mesmo sentido. A PF afirma, no comunicado, que "não há inquérito ou investigação criminal sobre a empresa Projeto" e que a instituição "não solicitou ao Coaf qualquer informação sobre a empresa Projeto".

Desde a revelação do crescimento patrimonial de Palocci pela Folha, o governo vem tentando encerrar a polêmica em torno do ministro.

Ontem, o governo acionou uma tropa de choque de parlamentares da base aliada para barrar qualquer possibilidade de convocação do ministro para prestar esclarecimentos em comissões no Congresso.

Na segunda-feira, a Comissão de Ética Pública e a CGU (Controladoria Geral da União) informaram que não fariam qualquer investigação em relação ao patrimônio do ministro. Na ocasião, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) afirmou que o Planalto considerava o caso "encerrado".




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: