[Valid Atom 1.0]

sábado, 23 de abril de 2011

Figurino de ‘Cordel Encantado’ exibe luxo e artesanato, e transforma a #novela em passarela


POR MARCIA DISITZER

Rio - O figurino de ‘Cordel Encantado’ encantou. O comentário entre estilistas, figurinistas e fashionistas é unânime: o guarda-roupa da novela é um verdadeiro primor. Assinado pelas figurinistas Karla Monteiro e Marie Salles, as roupas dos personagens da trama se tornaram objetos de desejo ao misturar referências de várias épocas e, assim, conseguir um efeito totalmente contemporâneo. A saia de patchwork usada por Açucena (Bianca Bin), por exemplo, virou hit. “Não param de ligar querendo saber da onde é”, comemora Marie.

Ela conta que o guarda-roupa da novela é fruto de muita pesquisa — histórica, de desfiles de moda e de técnicas e materiais artesanais — e todo feito nos ateliês do Projac. “Dividi os personagens em quatro núcleos: Seráfia do Norte, Seráfia do Sul, cangaceiros e Brogodó”, conta ela. “O rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia) é solar e inspirado no último czar russo, Nicolau II. Como naquela época as fardas eram bordadas a ouro, criei golas e punhos de metal de alumínio”, explica Marie, empolgada.

Foto: Divulgação

Soluções criativas e exóticas estão presentes em todo o figurino. Para a rainha Cristina (Alinne Moraes), Marie lançou mão de uma técnica chamada shibouri. “É uma espécie de tie-dye indiano, desenvolvido pela atriz Cristina Aché. São tecidos manchados e garantiram um visual suave”, diz. Já a vilã Úrsula (Débora Bloch) usa cores fortes, como bordô, vermelho e azul, ombreiras, muitas rendas e plumas. “Me baseei nos desfiles de verão 2011 de grifes como Balmain, Pucci e Gucci. As roupas dela têm transparência, pedras e penas”, enumera Marie. Todos os chapéus foram encomendados ao designer Denis Linhares.

Para elaborar o visual dos cangaceiros, Marie foi para o Ceará e se deslumbrou com a cultura local. “O que mais me impressionou no Nordeste foi a riqueza do artesanato feito em couro e o Museu do Vaqueiro, que visitei. Além disso, investi em tramas artesanais da região, como crochê, linhão e as rendas filé, de bilros e renascença”, ressalta. O vestido de baile de Açucena, por exemplo, é todo de renda filé com um acessório inesperado: um cinto de piaçava. “Era uma pulseira da designer Maria Oiticica que foi transformada em cinto”, revela Marie. E a figurinista lembra que a saia longa de patchwork da personagem é pura tendência. “O que aproxima o público”, analisa.

No núcleo Brogodó, destaque para as roupas e chapéus da primeira-dama da cidade, Dona Ternurinha (Zezé Polessa), que vem a ser, segundo Marie, uma típica emergente. “Os vestidos são bordados com madeira e coco. E os chapéus enfeitados com pássaros”.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: