[Valid Atom 1.0]

sábado, 23 de abril de 2011

Cotistas de escolas públicas: os incompetentes venceram!



UFRJ cria cota só para alunos da rede pública do Rio

Publicidade

DE SÃO PAULO

Hoje na Folha Um complemento ao edital do vestibular da UFRJ (Universidade Federal do Rio), publicado em dezembro, desagradou vestibulandos de diversos Estados, segundo reportagem Fabiana Rewald publicada na edição deste sábado da Folha (íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Justiça proíbe UFRJ de reservar vagas

De acordo com o texto, a insatisfação é resultado de uma determinação da universidade de que parte das vagas para candidatos com melhor nota no Enem seja reservada a alunos que estudaram em escolas públicas do Estado do Rio. Procurada pela reportagem, a pró-reitoria de graduação da UFRJ não foi encontrada ontem.

A política de cotas para alunos da rede pública vem se expandindo nas universidades federais. No entanto, o que causou espanto foi o fato de as vagas só poderem ser ocupadas por alunos de escolas fluminenses. Segundo o Ministério da Educação, as federais têm autonomia para definir a sua política de cotas.

Especialistas em direito educacional dizem que a medida é inconstitucional. "Não pode haver restrição a alunos de outros Estados", diz Flávia Dechechi de Oliveira, responsável pela AFO Assessoria Jurídica Estratégica.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: