Valor, com agências internacionais
15/03/2011 18:15
SÃO PAULO - O comissário europeu para Energia da União Europeia, Günther Öttinger, classificou a situação na usina nuclear de Fukushima como "fora de controle." O representante europeu esteve reunido nesta terça-feira com responsáveis governamentais, representantes do setor e especialistas na comissão do Parlamento Europeu, em Bruxelas.
"Há quem fale de apocalípse e a palavra me parece muito apropriada", disse Öttinger, destacando que "não exclui o pior nas próximas horas do dia", de acordo com o jornal espanhol El País.
O alarme de um desasre nucler se matém elevado e continua a crescer na usina de Fukushima Daiichi, que tem problemas em quatro dos seis reatores devido ao terremoto que devastou o país na sexta-feira.
A situação ficou ainda mais grave nesta terça-feira com um incêndio no reator 4 e uma explosão no reator 2. As condições do reator 2 são as piores, já que, de acordo com o Organismo Internacional de Energia Atômica (OIEA), o poço de contenção foi danificado.
Com isso, o risco agora é de uma possível fusão do núcleo do reator 2. Esse risco segue existindo porque a água usada para diminuir a temperatura do núcleo não chega a cobrir as barras de urânio.
Com o aumento da temperatura, a água destinada a refrigerar o poço de contenção sofreu efeito contrário e começou a ferver, segundo a agência de notícias Kyodo, citada pelo El País.
A explosão no reator 2 ocorreu pouco depois das 6h no Japão (20h de Brasília), declarou um porta-voz da Tokyo Electric Power (Tepco), empresa que opera a central de Fukushima.
Outra explosão de hidrogênio foi provocada pouco depois de um incêndio no reator 4, que estava desligado para manutenção quando ocorreu o terremoto.
O chanceler japonês, Takeaki Matsumoto, afirmou em Paris, onde participou em uma reunião do G8, que o nível de radioatividade provocado por este incêndio "pode afetar a saúde da população."
(Valor | com, agências internacionais)
terça-feira, 15 de março de 2011
UE classifica situação da usina de Fukushima como "fora de controle"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário