[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Grupo de 10 terroristas é detido por suspeitas de atentado na Bélgica



(Acrescenta detalhes sobre as detenções na Holanda e declarações da Alemanha).


Bruxelas, 23 nov (EFE).- Em meio à onda de ameaças e alertas terroristas na Europa, dez pessoas foram detidas em Bélgica, Holanda e Alemanha suspeitas de organizar um atentado terrorista na Bélgica.

Tratam-se de homens com passaporte belga, holandês, russo e marroquino que, de acordo com a Justiça belga, pertencem a um grupo terrorista jihadista internacional, informou à Agência Efe a Procuradoria Federal.

Ainda não se sabem detalhes sobre os planos de ataque dos supostos terroristas, apenas que as detenções são resultados de uma investigação iniciada em 2009 para seguir o rastro de um grupo jihadista que recrutava jovens na Europa para serem treinados na Chechênia.

Outros membros do grupo, que captavam os candidatos em uma página de internet, foram detidos anteriormente em Espanha, Marrocos e Arábia Saudita durante operações contra o terrorismo internacional.

Os detidos serão levados à Justiça ainda nesta terça-feira, dos quais sete foram presos na Antuérpia, dois na Holanda e um na Alemanha.

A Bélgica pediu a entrega dos detidos - com idades compreendidas entre 25 e 28 anos - na Holanda, segundo informaram fontes da Justiça holandesa.

O Governo alemão desvinculou as dez detenções do atual alarme antiterrorista na Alemanha.

As prisões estão relacionadas com o recrutamento de jovens para treinamento na Chechênia, não com supostos planos de atentado em território alemão, disseram fontes do Ministério do Interior.EFE



LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: