[Valid Atom 1.0]

sábado, 18 de setembro de 2010

#Lula mostra gabinete presidencial ao iG

Pela 1ª vez após reforma,

Veja o vídeo em que o presidente mostra salas de seu gabinete recém-reformado; conheça detalhes da sala onde ele reúne ministros

Eduardo Oinegue, Luciano Suassuna e Tales Faria | 18/09/2010 11:45

Pela primeira vez, um presidente da República mostra à população as principais salas que compõem seu gabinete. A pedido do iG, na manhã da quinta-feira 16, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva explicou os motivos de ter feito a maior reforma do Palácio do Planalto desde a sua construção. Lula também apresentou detalhes e contou histórias da sala que usa para audiências com os ministros. A reforma foi concluída há um mês.

Para facilitar a visualização, a reportagem do iG separou o passeio com o presidente em quatro vídeos: o primeiro tem valor histórico pela sua explicação da reforma. Os outros três revelam as principais salas usadas por Lula – um para cada uma das salas.

No que se refere à reforma, Lula conta que cada presidente, ao longo da história, foi trazendo mais funcionários e promovendo divisões internas que deixaram o Palácio com cara de “favela”.
No segundo vídeo, você vai ver a sala de audiências, o espaço no qual o presidente recebe visitantes de governos estrangeiros. Depois é a vez da nova sala de reuniões. Na quinta-feira, a mesa de reuniões estava montada para 21 pessoas. Foi nela que Lula concedeu a entrevista ao iG.

O escritório oficial do presidente está no quarto vídeo. Localizado no canto interno mais reservado do prédio (confira no novo infográfico do Palácio do Planalto) ele é todo protegido por vidros à prova de balas. Nele, está a mesa de despachos, onde o presidente assina documentos e trabalha no computador.


Ao lado, ele mantém uma pequena estante com amostras do biodiesel, um de seus projetos prediletos. Diante da reportagem do iG, o presidente fez uma pequena demonstração das qualidades do biodiesel, ao queimar, em um pires, sobre a mesa oficial, uma pequena mostra do produto. Confira aqui o vídeo da alquimia presidencial.

A cadeira do presidente, de espaldar alto, foi desenvolvida pela Nasa, segundo contou Lula ao iG. Diante desta mesa, ficam o sofá e as cadeiras em couro vermelho, onde o presidente recebe parlamentares e outros visitantes para conversas. São móveis que teriam sido usados por Getúlio Vargas e que passaram a compor o gabinete presidencial durante o governo José Sarney. Ao lado está a mesa de reuniões que Lula usa quando os ministros não chegam a um acordo sobre uma determinada ação do governo e “alguém precisa bater o martelo”, como contou o presidente no vídeo.

Reforma

Sala de audiências

Sala de reuniões

Escritório de Lula



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: