[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

#lula : Ex-guerrilheiro e combativo na Alerj, Minc passou de estilingue a vidraça

Publicada em 14/05/2008 às 15h28m
O Globo Online

Entrevista com o Secretario Estadual do Ambiente Carlos Minc - Hipólito Pereira/O Globo

RIO - O secretário de estado do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, 56 anos, novo ministro do Meio Ambiente, em substituição a Marina Silva , foi preso e exilado por participar da luta armada durante a ditadura militar. Em cinco mandatos como deputado estadual, transformou-se numa das mais ativas vozes de oposição no estado do Rio de Janeiro. A ministra pediu demissão na terça-feira.

Para ser ouvido, fez uso até de performances teatrais, como quando entupiu, com batatas, os canos de descarga de ônibus que despejavam fumaça negra, ou quando vestiu o obelisco da Avenida Rio Branco com uma gigantesca camisinha. Em janeiro de 2007 tomou posse na Secretaria estadual do Ambiente do governo Sérgio Cabral, quando deixou, pela primeira vez, o posto de estilingue para se transformar em vidraça. Apesar de garantir que continuaria nas ruas, como fazia nos tempos de deputado, Minc anda sumido, enclausurado no gabinete.

Minc começou na vida política aos 15 anos como líder estudantil do grêmio do Colégio de Aplicação da UFRJ. Um ano mais tarde, assumiu a vice-presidência da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (Ames) e se engajou na resistência armada à ditadura militar, como integrante do Movimento Revolucionário 8 de outubro (MR-8). Ele teria participado da famosa "expropriação" do cofre do ex-governador de São Paulo Adhemar de Barros, conhecido pelo lema "Rouba, mas faz". Minc não confirma:

- Há controvérsias a esse respeito. É uma história complexa. Diria apenas que eu participei da resistência armada à ditadura, fui preso e exilado por dez anos. Estudei e, com a anistia, voltei ao Brasil.

Minc foi professor-adjunto do Departamento de Geografia da UFRJ. Tem mestrado em planejamento urbano e regional pela Universidade Técnica de Lisboa e doutorado em economia do desenvolvimento por Sorbonne. Foi um dos fundadores do Partido Verde, com Fernando Gabeira, Alfredo Sirkis e outros.
Minc era chamado de 'xiita verde' e 'ecochato' na Alerj

Minc já foi chamado de "xiita verde" e "ecochato" ao longo de seus cinco mandatos na Alerj. Certo dia, no fim de 2006, o então governador eleito e amigo de tribuna Sérgio Cabral o chamou para o Executivo. Os velhos adversários torceram o nariz. Imaginaram um radical no poder, barrando o desenvolvimento econômico do estado. Pois que surgiu, no comando da Secretaria estadual do Ambiente, um Minc negociador, flexível, admirado até pelos desenvolvimentistas mais pragmáticos.

Entre as ações que elevaram o status de Minc no mundo empresarial está a desburocratização do licenciamento ambiental - processos que emperravam porque necessitavam de 20 procedimentos passaram a ter apenas seis - sem afrouxar as exigências:

Em tom de brincadeira, o senador Francisco Dornelles (PR), já sugeriu o nome de Minc para ministro do Meio Ambiente:

- Precisamos de um ministro que trabalhe, no Brasil, como o Minc no Rio - disse Dornelles, há um ano, em tom profético.

๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: