[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 16 de julho de 2010

ONU veta Brasil em negociação com o Irã


Brasil fica fora da discussão
Jornal do Brasil - 15/07/2010

O Conselho de Segurança da ONU descartou a participação de Brasil e Turquia das negociações nucleares com o Irã. Segundo o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, as conversas serão conduzidas pelos cinco países membros permanentes do Conselho, além da Alemanha.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, informou que Brasil e Turquia não participarão das próximas negociações nucleares iranianas, como proposto na véspera em Teerã.

– Não participarão. Não falamos com eles. O Conselho de Segurança da ONU reconheceu o grupo dos cinco membros permanentes do conselho mais a Alemanha como o líder informal para abordar o arranjo de todos os aspectos relativos ao programa nuclear iraniano – anunciou Lavrov em conferência de imprensa.

Mas o ministro russo reconheceu que outros países possam ajudar a encontrar soluções pacíficas para este antigo problema.

– Brasil e Turquia estão entre eles – admitiu.

O ministro de Relações Exteriores do Irã, Manucher Motaki, admitiu, terça-feira,. em Madri, a necessidade de ampliar as próximas negociações sobre seu programa nuclear a outros atores internacionais, como Turquia e Brasil.

União Europeia

A União Europeia enviou uma carta ao Irã aceitando sua proposta de retomar o diálogo em setembro, mas afirmou que as negociações devem se concentrar no programa nuclear de Teerã. A carta foi enviada pela chefe de Assuntos Estrangeiros da União Europeia, Catherine Ashton, em resposta a uma carta do dia 6 de Saeed Jalili, negociador chefe para assuntos nucleares do Irã, pedindo a retomada do diálogo. Sua proposta foi o primeiro indício de que o Irã estaria disposto a negociar com as potências mundiais sobre seu programa nuclear desde que a ONU impôs mais sanções sobre o país no mês passado, uma medida que visava desacelerar o enriquecimento do urânio no país. O Irã alega que seu programa nuclear tem fins pacíficos, mas se recusa a comprovar a afirmativa.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters