[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 16 de julho de 2010

As intenções ocultas do manifesto das centrais


Autor(es): Roldão Arruda
O Estado de S. Paulo - 14/07/2010

O peso das centrais sindicais na formação e definição do voto dos eleitores é pequeno. Pouca gente vai alterar seu voto a partir de uma opinião dada pelo presidente da Força Sindical, da CUT, CGTB, CTB ou Nova Central. A grande maioria dos trabalhadores não conhece essas siglas, nem seus líderes. Se é assim, por que essas organizações se uniram para atacar o candidato do PSDB, no manifesto que divulgaram domingo E por qual razão os tucanos reagiram de forma tão forte?


Na opinião de dois cientistas políticos ouvidos pelo Estado, o discurso das centrais tem como alvo o público interno. Faz parte da munição para os militantes sindicais que irão para as ruas, portas de fábrica, escritórios, nas próximas semanas - muitos deles profissionalizados e beneficiados pela política do governo Lula, já apontado como o governo que mais repassou recursos para organizações sindicais na história do Brasil.

Definir a causa da reação é mais difícil. Para Rudá Ricci, do Instituto Cultiva, existe o temor de que o manifesto faça parte de uma ação maior destinada a qualificar Serra como candidato das elites. Está viva na memória tucana o Geraldo Alckmin de 2006, que não conseguiu impedir que colassem nele o título de privatista. Esse tipo de jogo plebiscitário, esse de Fla-Flu eleitoral não interessa.

Para o professor Carlos Melo, do Instituto de Ensino e Pesquisa, os tucanos teriam percebido que se trata de uma contrapropaganda - uma reação ao programa que apresentou Serra como o pai do FAT. No fundo, o manifesto põe em dúvida a biografia do candidato. Se colar, provoca um estrago semelhante ao que Dilma Rousseff enfrentou e enfrenta até hoje por terem incluído em sua biografia um curso de pós-graduação que não concluiu.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters