[Valid Atom 1.0]

sábado, 31 de julho de 2010

A nova loucura de Chávez


Autor(es): Fabiana Guedes
Isto é - 26/07/2010

Após ser acusado de dar abrigo a guerrilheiros das Farc, presidente venezuelano rompe relações diplomáticas com a Colômbia e eleva tensões entre os países a seu ponto máximo


Na tarde da quinta-feira 22, na porta do Palácio de Miraflores, em Caracas, e acompanhado do ex-jogador Diego Maradona, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, deu seu veredicto na relação de seu país com a vizinha Colômbia: Não nos resta, por dignidade, senão rompermos totalmente as relações diplomáticas com a irmã Colômbia, e faço isso com lágrimas no coração, disse. Chávez lamentava a atitude do embaixador colombiano Luis Alfonso Hoyos, que naquele momento apresentava ao Conselho de Segurança da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, supostas provas documentais de que a Venezuela abrigaria e protegeria em 87 acampamentos ao menos 1,5 mil guerrilheiros colombianos das Farc e do Exército de Libertação Nacional (ELN). A reação imediata do líder venezuelano foi colocar em alerta máximo os 2,2 mil quilômetros de fronteira compartilhada com a Colômbia e classificar seu presidente, Álvaro Uribe, de mafioso e mentiroso.

As tensões entre Bogotá e Caracas, no entanto, não são novidade. De 2005 para cá, os governos já cortaram relações em três ocasiões. A última crise antes da atual ocorreu em agosto do ano passado, quando Chávez cortou relações comerciais com a Colômbia em protesto ao acordo militar entre Bogotá e Washington que permitiu aos Estados Unidos utilizar bases militares colombianas. Desde então, as coisas não melhoraram. Uribe é capaz de mandar montar um acampamento simulado em território venezuelano para gerar uma guerra entre Colômbia e Venezuela, acusa Chávez. Se dizem que esse não é território venezuelano, deve ser porque a Venezuela renunciou à soberania sobre ele, defende Hoyos.

O rompimento da Venezuela com o país vizinho repercutiu no mundo todo. Chávez disse na quinta-feira 22 que o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o secretário-geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), Néstor Kirchner, expressaram por telefone sua preocupação com a crise política entre os países. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, também pediu que Colômbia e Venezuela resolvam suas diferenças por meio do diálogo. O novo vice-presidente colombiano, Angelino Garzón, que tomará posse no próximo dia 7 com o presidente eleito Juan Manuel Santos, disse estar disposto ao diálogo e fazer todo o possível para restabelecer as relações diplomáticas com a Venezuela. Resta agora aos países envolvidos e ao mundo esperar para ver qual será a reação do controverso presidente venezuelano.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: