[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Mércia pode ter sido agredida antes de levar tiro, diz promotor do caso


Fotos da advogada morta, feitas pela perícia, mostram queixo deslocado.
Rodrigo Antunes aguarda laudo do IML sobre causa da morte; ex é suspeito.

Kleber Tomaz Do G1 SP


Advogada Mércia NakashimaMércia Nakashima (Reprodução/TV Globo)

Mércia Nakashima pode ter sido agredida por um soco ou alguma barra de ferro antes de levar o tiro que acertou seu queixo de raspão, informa o Ministério Público de Guarulhos, na Grande São Paulo. De acordo com o promotor Rodrigo Merli Antunes, o que o leva a suspeitar disso é o fato de que o maxilar da advogada estava deslocado quando o corpo dela foi encontrado em 11 de junho numa represa em Nazaré Paulista, no interior do estado. A mulher estava desaparecida desde 23 de maio.

O laudo sobre a causa da morte da vítima ainda não foi concluído pelo Instituto Médico Legal (IML), mas, apesar disso, médicos legistas e peritos do Instituto de Criminalística (IC) acham que o disparo não a matou. Trabalham com a probabilidade de ela ter desmaiado após o tiro, e depois morrido afogada. Quem atirou estaria ao lado da motorista, no banco do carona. Depois, fugiu. Segundo seus familiares, ela não sabia nadar. O ex-namorado de Mércia, o advogado e policial militar aposentado Mizael Bispo de Souza, de 40 anos, é considerado o principal suspeito do crime pela Polícia Civil. Ele nega ter matado a advogada.

“O maxilar dela estava deslocado. Não sou perito, mas acho que um tiro de raspão não faria aquilo”, disse na quinta-feira (1º) ao G1 o promotor Rodrigo Antunes, que viu as fotos da vítima feitas pelos peritos da Polícia Técnico-Científica. “Ela pode ter levado um soco ou ter sido atingida por algum instrumento contundente”.

Prazo do inquérito

Ainda, segundo o promotor Antunes, todos os laudos técnicos sobre o caso Mércia deverão ficar prontos até 11 de julho, quando vence o prazo oficial para a conclusão do inquérito policial que apura as responsabilidades pelo assassinato da advogada. “Ela foi morta. Está descartado suicídio”, afirmou.

Apesar de estar convicto de que o crime é de homicídio, Antunes comentou que existe a possibilidade de o IML não conseguir determinar o que matou Mércia. “Talvez dê causa indeterminada”, disse o promotor.

Mas se isso vir a ocorrer, ele informa que a investigação policial e o acompanhamento da Promotoria não ficarão prejudicados. “Foi uma morte violenta: temos fratura no maxilar, vestígios metálicos, encontro de projétil de bala, e testemunha que viu carro ser ocultado. Sabemos que ela foi assassinada. O mais importante agora é saber o resultado dos laudos periciais para apontar quem a matou”, disse Antunes.

Novo depoimento de Mizael

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que investiga o caso, pretende intimar Mizael para depor novamente, seria a quinta vez, após a conclusão dos laudos periciais. Faltam também os exames do IC no veículo de Mércia, que podem trazer pistas de quem a matou.

Além do ex-namorado da vítima, mais duas pessoas são apontadas como suspeitas de envolvimento na morte da advogada de 28 anos: um dos irmãos de Mizael e o vigilante Evandro Bezerra Silva, de 38 anos, que teve a prisão decretada pela Justiça por faltar a um depoimento. Foragido, este último é procurado pela polícia.

Segundo a investigação, o rastreador do carro de Mizael mostrou que ele estava perto dos locais onde Mércia foi vista pela última vez (na casa dos avós em Guarulhos) em 23 de maio e dias antes passou pelo local onde a advogada foi encontrada morta (represa em Nazaré Paulista).

O corpo de Mércia só foi encontrado após uma denúncia feita por um pescador. Ele afirmou à polícia ter visto um carro afundar na represa em Nazaré Paulista no dia 23 de maio. Também contou ter escutado gritos de mulher e ter visto um homem não identificado sair do veículo. Em 10 de junho, o Honda Fit prata da advogada foi achado submerso no local. No dia seguinte, acharam o corpo de Mércia.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters