[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Lula nomeia Eunice para chefiar o MP


Autor(es): Ana Maria Campos
Correio Braziliense - 01/07/2010

Presidente da República escolhe procuradora para comandar a instituição, em substituição a Leonardo Bandarra, que está sendo investigado por corrupção

Carlos Silva/Esp. CB/D.A Press

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu nomear a procuradora Eunice Amorim Carvalhido para chefiar o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pelos próximos dois anos, em substituição a Leonardo Bandarra, que deixa o cargo amanhã. Eunice, que ficou em segundo lugar na lista tríplice definida em votação pelos promotores em 1º de junho, com 155 votos, terá 30 dias para tomar posse. A nomeação foi assinada ontem à tarde pelo presidente e deverá ser publicada hoje no Diário Oficial da União.

O nome de Eunice, que atua na área criminal (leia Perfil), vinha sendo defendido junto a Lula pelo ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto; pelo advogado-geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, e pela chefe da Casa Civil, Erenice Guerra. Já o promotor Carlos Alberto Cantarutti — que ficou em primeiro na lista tríplice, com 176 votos — tinha apoio de petistas e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, que enviou ofício ao Planalto defendendo sua nomeação. O promotor Diaulas Ribeiro, ficou em terceiro na votação, com 133 indicações.

Eunice Carvalhido vai substituir Leonardo Bandarra, que é investigado por suspeitas de corrupção em um processo administrativo disciplinar aberto pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Ao deixar o cargo de chefe do MPDFT, Bandarra também deve ser alvo de um processo criminal na esfera federal. Na semana que vem, o procurador regional da República Ronaldo Albo, que já abriu um inquérito contra a procuradora Deborah Guerner, deve instaurar o mesmo procedimento contra Leonardo Bandarra.

De acordo com denúncias do ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa, delator do suposto esquema de corrupção que envolve o GDF, políticos e empresas, Bandarra e Deborah teriam recebido dinheiro de Arruda para vazar informações sobre operações sigilosas do MP.

Os dois também são investigados por suposto favorecimento a empresas de coleta de lixo. Há duas semanas, a Polícia Federal realizou busca e apreensão na casa de Deborah, onde apreendeu documentos e memórias de computador com gravações em vídeo, que agora estão sendo periciadas

Bandarra sustenta ser vítima de campanha para denegrir a sua imagem organizada por Durval, alvo de ações que ajuizou. Na terça-feira, Bandarra recebeu homenagem na sessão do Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF, pela última participação como procurador-geral de Justiça.

Perfil - Eunice Amorim Carvalhido
Duas décadas de atuação

Eunice Amorim Carvalhido é procuradora de Justiça com atuação na área criminal. Ela foi uma das idealizadoras da criação das promotorias de Defesa do Patrimônio Público, de Meio Ambiente e de Defesa da Ordem Urbanística, atribuições que acumulou até a divisão dessas áreas de trabalho no âmbito do MPDFT. A futura procuradora-geral do Ministério Público do DF está na carreira há 21 anos e foi presidente da Associação do Ministério Público do DF. Atuou na investigação de casos de grilagem, defendeu licitação para a venda dos terrenos públicos e combateu as invasões de comércio em área pública. Eunice é casada com o ministro Hamilton Carvalhido, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters