[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Caso Bruno: oito meses para um exame de urina

Bruno do Flamengo: polícia encontra substâncias abortivas na urina de ex-amante

Publicada em 01/07/2010

O Globo e Fernando Torres - Extra Bruno, goleiro do  Flamengo, fala com a imprensa pela primeira vez desde o começo da  investigação sobre o desaparecimento de sua ex-amante / Foto de Márcia  Foletto - O Globo

RIO - Pouco mais de oito meses após a coleta da urina de Eliza Samudio, ex-amante do goleiro Bruno, do Flamengo, que está desaparecida há cerca de três semanas, o resultado, divulgado nesta quinta-feira, indicou a presença de um grupamento de substâncias consideradas abortivas. A informação é do Departamento Geral de Policia Técnico Cientifica da Policia Civil do Rio. Segundo os peritos, porém, a mistura também pode ser encontrada no consumo simultâneo de bebidas alcoólicas com fumo. Por isso, os peritos decidiram mandar o material para o laboratório da UFRJ, com o qual a Polícia Civil mantém convênio, a fim de confirmar a análise, excluindo qualquer possibilidade de o grupamento pertencer a outros compostos. Segundo o DGPTC, o resultado final ficará pronto na próxima segunda-feira, dia 5 de julho.

Em outubro do ano passado, Eliza acusou o ex-amante de tê-la agredido e lhe dado um remédio para o abortar o bebê que esperava. A queixa foi feita à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Jacarepaguá. (Assista aqui ao vídeo com Eliza Samudio) Com base nas acusações e no exame de corpo de delito feito por Eliza - que constatou lesão corporal e ameaça - Bruno chegou a ser indiciado pela Polícia Civil por tentativa de aborto, ameaça, lesão corporal e sequestro com cárcere privado.

O inquérito da Deam foi remetido ao Ministério Público, aonde chegou na quarta-feira, sem o laudo do Instituto Médico-Legal (IML), peça fundamental para que o promotor Alexandre Murilo Graça possa denunciar Bruno por tentar obrigar Eliza a abortar. O promotor diz ter solicitado duas vezes acesso ao inquérito, que voltou ao MP três vezes durante oito meses, sempre com a pendência de anexar os laudos dos exames de sangue e urina. O promotor argumenta que o laudo comprovando a existência de substâncias abortivas no organismo de Eliza era fundamental para a elaboração da denúncia completa.

Segundo o diretor de Polícia Técnica, delegado Marcus Neves, o exame de urina não foi feito na época porque houve um problema na obra do laboratório do novo IML. Neves afirmou que a amostra coletada na ocasião ficou preservada a uma temperatura muito baixa e não se deteriorou. Ele disse que a amostra tem validade de pelo menos um ano.

Ainda nesta quinta-feira, após seis dias de silêncio, Bruno falou com a imprensa, depois de treinar no Ninho do Urubu. Ele disse que está muito chateado com o sumiço de Eliza.

(Assista às imagens da primeira entrevista do atleta sobre o caso)

- Eu torço para que ela apareça. Esta situação é muito constrangedora para mim e para a minha família - disse o goleiro.

No treino, Bruno se manteve tranquilo e rindo com os companheiros do time, como ocorreu na quarta. Ele declarou ainda que não vê a jovem há cerca de três meses, mas disse também que esteve com o bebê no inicio de junho, no sítio em Minas. A criança teria sido levada ao local pelo amigo Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão. Bruno acrescentou que o menino foi entregue a Macarrão pela estudante. Segundo ele, Eliza teria dito ao amigo que deixou o bebê com ele para resolver problemas pessoais.

Família de jovem oferece recompensa por informações sobre o caso

O pai de Eliza, Luiz Carlos Samudio anunciou uma recompensa de R$ 5 mil para quem fornecer informações que levem ao paradeiro da filha. Segundo a advogada Anne Faraco, a família está acompanhando o caso pela imprensa e não vem tendo ligação direta com os investigadores da Delegacia de Homicídios de Contagem.

- Estou confiante porque percebi, enquanto estive em Contagem, que polícia está trabalhando com seriedade e reunindo muitas provas - afirmou Faraco.

O bebê de quatro meses de Eliza, também chamado Bruno e supostamente filho do jogador do Flamengo, está na casa do pai da jovem, Luiz Carlos, em Foz do Iguaçu. Ele, que atua como microempresário do ramo da construção, conseguiu, junto no Fórum da Comarca de Contagem, em Minas Gerais, a guarda provisória por 180 dias e uma autorização para viagem com a criança. Caso Eliza continue desaparecida após este prazo, a advogada Anne Faraco entrará com um pedido para ajuizar ação de tutela em favor do avô. São submetidos a este procedimento filhos menores que tenham pais falecidos, declarados ausentes ou perdido o poder familiar. Como o processo de reconhecimento de paternidade ainda corre na Justiça e Bruno não é, oficialmente, o pai da criança, Luiz Carlos seria o tutor imediato.

Delegado que investiga o caso muda discurso

Pela primeira vez em seis dias de investigação, a polícia de Minas Gerais fala que tem esperança de que Eliza Samudio esteja viva. Até o momento, as declarações apontavam um desaparecimento que tinha indícios de homicídio com ocultação de cadáver. No início da noite desta quinta-feira, o chefe do Departamento de Invetigações, Edson Moreira, apresentou um discurso diferente do que vinha sendo adotado. Antes, falava em priorizar as buscas pelo corpo. Agora, em possibilidade de encontrar a mulher com vida.

" Tenho esperança de um bom desfecho, sem morte "

- Tenho esperança de um bom desfecho, sem morte. Eu espero que ela esteja viva. Esta é a minha esperança. A investigação está avançando - ressaltou Moreira.

A postura em relação ao goleiro Bruno também mudou. Quando o jogador disse, na última segunda-feira, que ainda iria "rir de tudo isso", Edson respondeu: "Vamos ver se ele vai rir mesmo". Nesta quinta, Bruno falou à imprensa e comentou o caso. Moreira preferiu a cautela.

- Não vou comentar as declarações do Bruno porque não são oficiais. Só podemos analisar quando estiver escrito, nos autos - declarou.

Perguntado de havia alguma equipe da Delegacia de Homicídios realizando buscas por suspeitos ou testemunhas no Rio de Janeiro, retrucou: "Não vou dar o milho pro bandido."



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters