[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 29 de junho de 2010

NÚMERO DE VÍTIMAS DAS CHUVAS TRIPLICA EM 3 ANOS


NÚMERO DE ATINGIDOS POR CHUVAS TRIPLICA EM 3 ANOS
Autor(es): Agencia o Globo/Geralda Doca e Henrique Gomes Batista
O Globo - 28/06/2010

Rios voltam a encher. Alagoas e Pernambuco entram em alerta

Dados do Portal do Planejamento mostram que o número de pessoas atingidas por enchentes e alagamentos praticamente triplicou entre 2007 e 2009. Nesse período, as vítimas das chuvas aumentaram de 1,3 milhão para mais de 3 milhões. O total de municípios afetados subiu de 176 para 620. No portal, retirado do ar há uma semana, uma avaliação criticava a ação "reativa" da Defesa Civil e alertava que as inundações não são causadas só por fatores climáticos, mas principalmente por falhas institucionais. Ontem, voltou a chover forte em cidades de Alagoas e Pernambuco e a Defesa Civil fez alerta para que as pessoas saiam de casa.

Dados do Portal do Planejamento mostram que foram 3 milhões de vítimas em 2009, e técnicos criticam Defesa Civil


O número de pessoas atingidas por enchentes e alagamentos praticamente triplicou nos últimos três anos, segundo dados do Portal do Planejamento - retirado do ar há uma semana devido às críticas aos programas do governo. Entre 2007 e 2009, o universo de municípios afetados subiu de 176 para 620. No período, o número de vítimas cresceu de 1.309.914 para 3.035.215. E vai aumentar, já que os atingidos pelas enchentes de Rio (Angra e Niterói), Alagoas e Pernambuco, ocorridas este ano, ainda não foram contabilizados nas estatísticas.

As informações citadas no Portal são da Secretaria Nacional de Defesa Civil , que teve sua atuação criticada na avaliação dos técnicos, pela falta de planejamento e adoção de medidas para evitar catástrofes. A publicação destaca que, em 2008, apenas 31% da população urbana eram atendidas com rede de drenagem urbana. Segundo os técnicos, inundações e alagamentos não são causados só por fatores climáticos, mas também por falhas institucionais.

O Portal critica o funcionamento da Defesa Civil, que tem caráter militar, estruturado nos moldes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar: "A Defesa Civil necessita de revisão conceitual de sua força de atuação puramente reativa, passando também a englobar a prevenção e o alerta de desastres e focar na segurança civil".

A secretária de Defesa Civil, Ivone Valente, disse que não teve acesso formal ao relatório do Ministério e que não comentaria as críticas. Segundo ela, sua secretaria discute com outros ministérios ações de melhoria para 2011.

- O relatório estava sendo mal interpretado e, por isso, foi retirado do ar - afirmou.

Chuvas voltam com força em Alagoas e Pernambuco

Ontem, voltou a chover forte em Alagoas e Pernambuco. Rios da bacia do Mandaú transbordaram novamente. Com a situação, foi decretado estado de alerta em todo o estado de Alagoas. Em São José da Laje (AL), no início da tarde, carros de som pediam que a população saísse das casas às margens do Rio Canhoto (que ajuda a formar o Mandaú). Prefeitura e moradores decidiram evacuar as casas em áreas mais baixas, por precaução e trauma.

- Em 1969, houve em São José da Laje a pior enchente do mundo. Foram 2.713 mortos para uma população de 10 mil pessoas. Agora, não tivemos mortos, em parte por causa do trauma, mas muito porque a enchente foi de dia - disse o prefeito, Mário Lira.

Em União de Palmares, as águas do Mandaú voltaram a alcançar a principal ponte. Segundo moradores, isso significa que o rio transbordou em diversos locais.

Em nota, a Defesa Civil de Alagoas informa que a situação está controlada: "Não há motivos para a população temer graves consequências, já que é um quadro normal nesta época do ano".

Os casos de doenças se intensificam. Santana do Mundaú e União dos Palmares registraram suspeitas de leptospirose.

Em Palmares (PE), a Defesa Civil também pedia que as pessoas deixassem suas casas e se dirigissem à parte mais alta da cidade.

Versão Digital da Notícia:
Número de vítimas.jpg
Número de vítimas II.jpg



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters