[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Câmara aprova derrota Lula e dá 7,7% a aposentado


José Cruz/ABr

Os deputados acabam de impor uma derrota ao governo Lula. Aprovaram em plenário o reajuste de 7,71% para os aposentados que recebem mais de um salário mínimo.

Foram rejeitadas outras duas emendas. Numa, o líder de Lula na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), propusera aumento de 7%.

Noutra, a bancada do DEM sugerira que as aposentadorias e pensões fossem tonificadas em 8,77%.

A emenda que prevaleceu (7,71%) é de autoria do deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força Sindical.

Vai custar às arcas da Previdência R$ 1,7 bilhão por ano.

Obteve o apoio instantâneo das legendas que dão suporte congressual a Lula. Inclusive do PMDB de Michel Temer (SP), futuro vice de Dilma Rousseff.

Isolado, o PT viu-se em maus lençóis. Falando em nome da liderança da legenda, José Genoino (PT-SP) foi compelido a liberar a bancada.

Genoino disse que, pessoalmente, votaria a favor dos 7%. Mas deixou os petistas à vontade para votarem como bem entendessem.

Súbito, para evitar que a derrota de Lula fosse traduzida em números no painel eletrônico da Câmara, decidiu-se aprovar os 7,71% em votação simbólica.

Nesse tipo de procedimento, os líderes votam em nome de suas bancadas. Evitou-se, assim, levar ao painel o rosto dos Silvérios do governo.

O governo propusera, em medida provisória, que o aumento dos aposentados fosse de 6,41%.

Mais cedo, o ministro Paulo Bernardo avisara que qualquer percentual acima disso poderia ser vetado por Lula.

Antes de seguir para a mesa do presidente da República, o projeto terá de ser analisado pelo Senado.

Também ali, a disposição da bancada governista é a de votar a favor dos 7,71%.

Em véspera de eleição, não há no Congresso muita gente disposta a se indispor com o eleitorado idoso.



[Atha - Lula vai vetá e veentá pros aposentados.] [São Paulo]
Lula, Veto da silva vai dá o Veto, nois não tem dinheiro, o dinheiro que tinha, eu dei tudo pro Garibe, pro Bispo do Paraguai, pro Chavez fazê o seu Metrô, pro Correa do Egua dor e pro FMI que eu queria fora daqui, fora FMI, fora FMI, agora o Efe Eme i mora aqui. Isso não maravilhozo!!! Os aposentados que vão pastá noutro pasto, aqui só nois pastamos e nos abastamos nos bastidores. Esse é Veto da silva.

05/05/2010 00:49

[Mauro Maeder] [Curitiba]
Este eh o Genoino, grande mensaleiro...

05/05/2010 00:43

[Nelson] [Uberlandia]
Se e somente se SERRA for eleito vai cancelar este aumento e mudar a regra do jogo no meio deste. Eles q falam em responsabilidade fiscal, hein. É só para jogar o governo em uma sinuca. Mas, eu se fosse LULA tirava a diferença das emendas da oposição. Gente PSDBESTA não adianta, vcs não governam SAMPAULO dando aumentos e querem dar aumentos acom dinheiro da federação. MEDIR É COMPARAR GRANDEZAS, VAMOS COMPARAR O BRASIL DE LULA/DILMA COM SAMPAULO DE FHC/SERRA. O DÓ!!

04/05/2010 23:44

[Hernán] [Pr]
Sobre a ida de Dona Maria a Uberaba. Bem que o Josias poderia colocar a foto onde ela entrega a carta ao presidente da Associação. Onde fica demonstrado que a Presidência não mentiu acerca do objetivo da sua viagem.

04/05/2010 23:41

[SIMPLESMENTE SIMPLÍCIO] [João Pessoa - PARAIBA]
04.05.10 - 23:25 Vcs viram o que Zé Pedágio falou? Não? Pois disse que, se eleito, governará com o PMDB. Pode uma coisa dessas? Vi aqui a claque remunerada do tucanato meter o pau no partido, ressaltando que é fisiologista, cheio de ladrões, de corruptos e por ai vai. Agora o próprio Zé Glub, Glub declara que quer, sim, o apoio da legenda, caso chegue ao Planalto. Quanto cinísmo junto, quanta safadeza, quanta falta de caráter, sujar o nome de uma agremiação política para depois dizer que quer o seu apoio. Por isso que denunciei aqui o falso moralismo, o moralismo de ocasião, mais pernicioso, algumas vezes, que as próprias falhas que diz combater. Quero ver o que dirão os cabeças de bagre que tanto jogaram pedras no PMDB e terão de engolir agora essa declaração de seu candidato.

04/05/2010 23:29

[SIMPLESMENTE SIMPLÍCIO] [João PEssoa - PARAIBA]
04.05.10 - 23:25 ponsabilidade desses parlamentares não pode prevalecer. O crash de 2008 ainda não foi superado no todo, as receitas públicas diminuiram, as despesas não, de modo que isso vai impactar o superávit primário, criar dificuldades enormes nos repasses para estados e municípios, no custeio da própria máquina publica federal. Pois é, um ganho aqui pode ser uma perda irreversível, mais adiante. O veto pode ser uma alternativa para impedir que a estupidez termine se voltando contra o próprio aposentado, quando a previdência estiver nos estertores. E os neoliberais, numa situação dessas, não perdoam, privatizam tudo e quem quiser que se vire com uma reles poupança, sujeita aos trambiques dos bancos e do mercado.

04/05/2010 23:19

[Mauro] [Uma pergunta para o Josias.]
Fobia de privatizações se chama como? Privatofóbicos? Diz aí!

04/05/2010 23:18

[Carlos Carvalho] [Josias de Souza] [Feira de Santana-Ba]
Meu caro Josias é a velha história de "fazer a festa com o chapéu alheio”. Sem um projeto claro, capaz de se contrapor ao "projeto da continuidade", encarnado pela candidatura de Dilma, a oposição partiu pro "vale tudo" que, na esteira do desespero, não vai sobrar nem a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) que os tucanos se vangloriam tanto da Lei que foi criada sob o governo de FHC e que o PT votou contra a sua implementação. A estratégia da oposição é, em linhas gerais, impor desgaste ao presidente Lula vetando, por exemplo, o reajuste aprovado pela Câmara dos Deputados de 7,71% aos aposentados e, ao fim e ao cabo, transformar-se numa espécie de "coveiro" do governo de FHC. A pergunta é muito simples: se a oposição dá de ombros para o ajuste fiscal, jogando na lata do lixo a LRF, o que esperar então do "bolsa-família", ou seja, dos programas sociais que afirma que nasceram no governo de FHC? Depois do voto na urna, o mesmo destino, a outra lata do lixo. E o discurso de Serra, pra nad

04/05/2010 23:17

[Ex-Cacatua Teleguiada] [Periferia de SP]
Aposentados: Dilma, Lula e o PT estão sendo derrotados. Para Dilma Rousseff(PT), o resto dos aposentados é o resto. Lembram da sua declaração no Datena? "A proposta que está na mesa agora é de dar um aumento maior para quem ganha ate três salários e para o restante você dá 6,14%." A Câmara, contra a Dilma, o Lula e o PT, acaba de derrubar os 6,14%. Agora vão votar um aumento decente para os aposentados. Quero ver o "estadista de botequim" vetar ! Pedala, bugrada !

04/05/2010 23:17

[paulo sobreira] [bh, mg,br]
se a oposição apoiar pode estar dando tiro no pe, se lula resolver não vetar e serra ganhar a eleição ele terá que fazer uma reforma profunda na previdencia... por sinal, se serra ganhar não vai fazer quase nada que gere controversias, caso contrario vai perder no primeiro turno em 2014. o governo serra vai ficar imobilizado pelo fantasma do lula... ele que controle sua base para não fazer muitas bondades agora, vai que o lula, que é meio turrão , não veta...

04/05/2010 23:17

[SIMPLESMENTE SIMPLÍCIO] [João Pessoa - PARAIBA]
04.05.10 - 11:10 Infelizmente não foi possível por freios na demagogia e haja despesas para as quais não existem dotações. Ao interesse da oposição de atrapalhar e estocar o governo, junta-se a base aliada, que deseja contabilizar uns votinhos junto aos que ganham acima de 1 SM e tome aumento acima do proposto pelo Planalto. Nada contra o aumento dos aposentados, agora uma coisa eu digo: Só terão esse e mais nenhum, se Serra for eleito. Acabou-se a festa. Aproveitam-se do governo democrático de Lula para fazer essas trapalhadas mas num governo da oposição vão comer o pão que o diabo amassou. E até a previdência pública, pelo rombo que vai-se acumulando, inclusive por causa da extinção da CPMF, corre risco de falir. Bem, não é fácil para Lula opor um veto a tamanha insensatez, exatamente em ano de eleição, mas acho que as suas responsabilidades como governante estão acima dessas manobras ruinosas, encetadas na Câmara e no Senado. Com certeza vai contrariar muita gente, mas a irres-cont

04/05/2010 23:12

[coelho] [www.yahoo.com.br] [sbc,sp]
essa oposicao e uma gracinha mesmo.perdi meus direitos com este bando de tralhas demotucanas,na epoca eram maioria absoluta na camara e senado e ferraram segurados que ja estavam contribuindo a qse 30 anos,qdo me aposentei com 51 anos e 35 anos de contribuicao perdi 40 por cento do meu beneficio,agora estes mesmos disgracados dpois de ferrarem a vida do segurado em 1998 vem dar uma de bonzinhos,conseguiram sim deixar um tremendo passivo e querem reparar agora da noite para o dia,deixando lula resolver um problema monstruoso que a corja demotucana com fhc nos deixaram como heranca,se aquela reforma na aposentadoria da elite do funcionalismo tivesse sido realizada plenamente talvez tivessemos a chanse de concertar os erros do passado,mais estas tralhas demotucanas com algumas trairas do pt como heloisa helena ,baba e do ptb com roberto jetersom,que foram os defesores pra manter previlegios absurdos na previdencia da marjasada,nos tiraram a oportunidade do governo lula reparar o inss.

04/05/2010 23:03

[PSDB nunca mais] [Bh]
Na verdade a Camara acaba de deixar os aposentados sem nada...e sabem disso, devem estar comemorando em restaurantes refinados de Brasília conscientes que os velhinhos ficaram a ver navios!

04/05/2010 23:03

[Mauro] [Acorda povo adorador de malandros!]
Político têm que viver enternamente sob pressão e só eleições podem fazer isto, mandatos mais curtos já!

04/05/2010 22:41

[Giancarlo Turcatto] [Porto Alegre - RS]
Vovô e um vizinho dele (amigo e também vovô), pelo que se ouve de seus papos, estão "p...da cara" com o PT e com Lula, entre outras coisas, desde que passaram a taxar determinados aposentados. Parece que só tem um outro país que sacaneia os velhinhos com mais esse imposto desde aquela reforma fajuta na Previdência, lembram? Esse aumento - o de 7,71% - já é uma merreca. Já imaginaram se o Lula vier a vetá-lo. O sentimento dos velhinhos supra citados deve ser o sentimento geral dos aposentados brasileiros.

04/05/2010 22:41

[Mauro] [Pensa povo não custa nada e ainda dá lucro!]
Mandatos de 3 anos com direito a uma reeleição já!

04/05/2010 22:40

[Mauro] [Povo precisa deixar de ser burro!]
Por isto sempre defenderei mandatos mais curtos sempre, nada de "esticadinha", quem não fez em 4 anos não fará em 5, tão pouco em 8. Mandatos de 3 anos já, se é bom fica mais 3 se é ruim sai antes e lucramos com isto. Político só trabalha 6 meses antes da eleição e se tivermos eleições a cada 3 anos, teremos mais 6 meses em nossas vidas. Jegaiada têm que parar de adorar políticos começar a trabalhar em seu próprio favor.

04/05/2010 22:39

[Arcelino] [São Paulo - SP]
O DEMo queria um aumento de 8,77%, porque os parlapatões desse partideco sabem que não voltarão ao Poder Executivo, principalmente após o Mensalão do DEMo.

04/05/2010 22:34

[Penso Logo Sofro.] [SP/SP]
Veta esse aumento absurdo. Veta, Lula ! Ajude José Serra a vencer no primeiro turno ! kkkkkkkkkkkkk...

04/05/2010 22:33

[JOB] [-.-] [Leme-sp]
Aposentei-me com 52 anos apos contribuir 35a.) Na época recebia o equivalente a 8 salarios minimos enquanto hoje recebo aprox.apenas 4. Esperei sempre que os presidentes que passaram acordassem para o assunto. Escrevi a muitos políticos e, nada! Um gastou o dinheiro para cobrir os rombos da construção de Brasilia... Outros, para suprir seus rombos de caixa pelos maus governos que fizeram. Finalmentre veio ogoverno atual, e tive esperanças de ver-me reajustado. Houve ensaios, mas a oposição, não querendo deixar a azeitona no pastel de LULA, impediu a prorrogação do CPMF, tirando 10 bilhões que dali iam para a Previdencia e, tambem LULA nada poude fazer. FHC quando cobrado chamou os aposentados de vagabundos. Hoje ele pertence a esse grupo, só que com mordomias espantosas. Não sei se LULA assinara o ajuste proposto, mesmo sem verba orçamentária. Se não o fizer, acredito que D.Dilma fará, pois receberá um pais equilibrado, respeitado,e com melhores recursos. Vamos conferir!

04/05/2010 22:23

[Dober] [SP-SP]
O criador de aloprados está tomando porrada de todo lado. Dos inimigos, dos adversários, dos amigos, dos cumpanheiros, dos altos, dos baixos, dos gordos e dos magros. NUM ACERTA UMA! PT. Ponto FInal e SAUDAÇÕES. DIA 03 DE OUTUBRO VEM AI...LA LA LA LA LA LA

04/05/2010 22:15

[Luís da Velosa] [Salvador]
Derrotar Lula?! Derrotar Lula seria recompor, in totum, o que o Estado deve ao aposentado, sobretudo o tal "fator previdenciário."

04/05/2010 22:15

[alvaro] [Salvador/BA]
MAIOR DERROTA DO lula FOI NA unasul...pROPOSTA REJEITADA DE PLANO PELOS SEUS PARES,...Assim não dá..E sua influencia mundial..Mancharam a reputação do lider mais influente do mundo..Então vamos esnobar ..O que é mesmo esta UNASUL?..Onde fica?..

04/05/2010 22:12

[alvaro] [Salvador/BA]
Deu no Jornal nacional: Proposta do Lider mais influente do mundo foi rejeitada na reunião da UNASUL..Então só a revista TIME e o TRADUTOR do Obama acham que lula é o CARA!...Ë o Marco Aurélio Tartaro Garcia deixou o LULA de saia justa

04/05/2010 22:09

[Jota Blóide] [Araxá-MG]
Lula e grande parte de seus companheiros são aposentados. Lula passou 21 dias na cadeia onde simulou uma greve de fome. Ele e muitos petistas receberam uma gorda indenização da Comissão de Anistia. Além do dinheiro (consta que foi mais de um milhão de reais) eles recebem mesalmente uma quantia que um aposentado normal no Brasil leva um ano para receber. Não há sensibilidade em relação aos aposentados. Lula nem poderia lhes propor o uso da arma que ele toda a vida usou e receitou: a greve. Não custa lembrar que Lula e o PT defendiam de unhas e dentes que se fizesse justiça aos cidadãos que construiram o país. Lula e o PT mudaram muito de idéia. Em relação à algumas questões (política econômica de FHC) devemos dar graças a Deus por terem esquecido as críticas e continuado. Em outras, como essa da correção do ganho das aposentadorias, salva o senador Paulo Paim, do PT gaucho. Os demais não tiveram o menor pudor de posicionarem contra uma causa que no passado defendiam com tanto barulho.

04/05/2010 22:07

[alvaro] [Salvador/BA]
A TIME diz: LULA entre os 25 mais influente...Mas como, se na reunião da UNASUL ninguém escuta o LULA..Sua única proposta foi rejeitada..Ele queria o ZELAYA de volta com todos os direitos politicos...Olha!já vi que o LULA só tem credito nos EUA,pais em que ele teima em confrontar ...Aqui na america do Sul ninguém o escuta...POR outro lado JOSIAS..Se a diplomacia brasileira tinha conhecimento que a proposta da volta do ZELAYA não ia passar,porque então deixar o LULA de saia justa...Que diplomaciazinha sem vergonha,parece até a assesoria da DILMA..Só faz bobagem

04/05/2010 22:05

[HEROI] [PETROPOLIS RJ]
QUISERAM PREJUDICAR O PRESIDENTE , ELE VAI APROVAR > O TIRO SAIU PELA .......

04/05/2010 21:55

[eleitor] [br]
É bom o Congresso demonstrar que nenhum governante é maior que o povo que o elegeu.

04/05/2010 21:52

[pedro rodrigues] [rio-rj]
E agora o grande dilema. Veto ou voto.

04/05/2010 21:44

[irani guerra] [são bento do sul]
Até para dar 7,7% de nada, o que resulta em quase nada, esse governo que se diz do trabalhador fica judiando dos pobres aposentados. Já ganham uma merreca. 7,7% vai um pouco mais de merreca e ainda ficam fazendo corpo mole. Vão ver nas urnas.

04/05/2010 21:38

[mineirim] [Brasil]
genoino, moralista com aposentados,porem a favor dos mensaleiros e transportadores de dolar na cueca !

04/05/2010 21:36

[José Carlos] [Ribeirão Preto-SP]
Caro senhor Lula: Quero ver agora se tens a coragem de vetar, de mostrar a cara contra aqueles que trabalharam uma vida toda. O senhor não é "O CARA" ? pois mostre agora a sua verdadeira índole. Estamos esperando. Ia me esquecendo, contribuo para o INSS a quase 38 anos, pelo teto, e, se me aposentar serei tungado. O senhor não recolheu nem por esse tempo, nem pelo teto, porém recebe acima do teto. Poderias explicaR QUAL É A MÁGICA?

04/05/2010 21:29

[dismo - coitados dos rejeitados - empacaram de novo] [sampa]
Lula teve oito anos para acabar com o fator previdenciário. Não o fez. Que vergonha!!!! Endossou tudo que FHC fez!!!

04/05/2010 21:17

[vladimir] [3 Corações - MG]
Finalmente vencemos! Se vetar, o PT perde a eleição! Faltará dinheiro? Arrumem! Façam fiscalizações verdadeiras: fiscais para os fiscais. São milhares e milhares de votos! Que o governo preste atenção! O Congresso pode anular o veto presidencial! E deputados e senadores farão isso!

04/05/2010 21:15

[Atha - Fexa essa Boca, Lula, Boca aberta entra Bosguito Mosquito que vai dá em Besguita Mesquita.] [São Paulo]
O Democrata entrou nesta terça-feira, 4, com mais duas representações no Tribunal Superior Eleitoral contra o presidente Lula e a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff. O partido afirma que houve propaganda antecipada nos eventos organizados pela Força Sindical, em São Paulo, e pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, em comemoração ao dia 1º de Maio. É a quarta representação protocolada pelo Democratas em dois dias. Lula, vai caçá as pererecas que o Sapo pegô. É perereca pra lá, é perereca pra cá, perereca prá lá, perereca pra cá e as Obras não Obram. Abram as Obras que eu quero vê se tem Obrinhas e Sombrinhas na Sobra sua Obra Sombra. Sombra da Morte.

04/05/2010 21:01

[Marajá] [congresso] [País]
O congresso (psdb-dem-pps)sabe que o caixa do governo não tem condições de pagae isto, eles aprovma para jogar lula/Dilma contra o povo.É um cambada de picaretas, que não tem nada a fazer.

04/05/2010 20:59

[Rot Schmarotzer Jäger] [Rio do Sul/SC]
Veta, cabeça de jerimum! Veta!!! Isso vai fazer um bem danado para as candidaturas do Serra e da Marina. Veta, Lula! Veta, que a gente está com a boca doce para ver a cara da boneca de ventríloquo "ogro Shrek"...

04/05/2010 20:56

๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters