[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Apesar da chuva, conta paga com atrasado terá cobrança de multa no Rio


Publicada em 07/04/2010 às 00h01m

O Globo

RIO - Quem enfrentou o caos nas ruas para pagar contas em agências bancárias encontrou muitas fechadas ou funcionando precariamente. Apesar dos problemas, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que só em caso de calamidade pública as contas vencidas nesta quarta-feira podem ser pagas sem cobrança de juros por atraso. E, segundo o governo estadual, são os municípios que pedem a decretação do estado de calamidade, o que só foi feito por Niterói.

Por falta de funcionários e seguranças, muitos bancos sequer abriram as portas. Segundo informações das instituições, pelo menos 20% das agências de Banco do Brasil, Santander, Real, HSBC e Bradesco ficaram fechadas na Região Metropolitana do Rio. O Itaú Unibanco não divulgou o balanço.

Os bancos orientaram seus clientes a usarem serviços alternativos - caixas eletrônicos, on-line ou via telefone - para o pagamento de contas. A federação diz ainda que os bancos estão impedidos de adiar pagamentos de contas "por força de contrato com as empresas que colocam sua cobrança nas instituições financeiras".

Comércio estima prejuízos em R$ 20 milhões

A Secretaria Municipal de Fazenda prorrogou até quinta-feira, dia 8, o pagamento da terceira cota do IPTU de abril para contribuintes com inscrições com final entre 6 e 9. Já o calendário de pagamento do ISS será alterado para os grupos 1 e 2 e para os autônomos localizados. O grupo 1, que venceria ontem, terá até amanhã para quitar o imposto e os vencimentos do Grupo 2 e dos autônomos localizados, que ocorreriam nesta quinta, serão prorrogados para 10 de abril.

O comércio do Rio teve perdas de pelo menos R$ 20 milhões nesta quarta-feira, segundo o diretor da Associação Comercial do Rio (ACRJ), Daniel Plá. A região mais prejudicada foi a do Centro, incluindo as ruas da Saara. Isso porque, segundo Plá, na região circulam diariamente dois milhões de consumidores que deixaram de trabalhar ontem.

No shopping Nova América, em Del Castilho, os funcionários foram dispensados às 18h, por precaução. Segundo Ricardo Nunes, gerente de relacionamento do shopping, 3% das lojas ficaram fechadas. O Top Fashion Bazar que seria aberto hoje na filial do Extra, na Barra, teve sua inauguração adiada para amanhã. Os shoppings Rio Design Barra e Leblon abriram as portas no horário, mas com movimento reduzido e falta de funcionários. O BarraShopping também fechou as portas mais cedo, às 19h.

O município lançou campanha para arrecadar colchonetes, alimentos não-perecíveis, água e roupas. As doações podem ser entregues na sede da prefeitura (Rua Afonso Cavalcanti) e nas inspetorias da Guarda Municipal.





LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters