[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 29 de março de 2010

Tremor de terra atinge norte de SC e danifica 150 imóveis, segundo a Defesa Civil


Luiz Nunes
Especial para o UOL Notícias
Em Florianópolis

Um tremor de terra foi registrado na madrugada dessa segunda-feira (29) em dois municípios do norte de Santa Catarina. Ao menos 150 imóveis ficaram danificados, segundo a Defesa Civil, que classificou o episódio como uma acomodação de terra, descartando que tenha havido um terremoto na região.

“O tremor não foi fraco. Para uma acomodação de solo, foi forte. Mas é uma exceção”, explica o diretor da Defesa Civil em Santa Catarina, major Márcio Luiz Alves. O major afirma que, se fosse um terremoto, jamais afetaria uma área tão restrita.


Os impactos foram registrados entre 0h e 4h. “A gente acordou com o barulho. A cama tremeu e a casa inteira balançou”, conta a manicure Silvana Bertoncel, moradora do bairro Três Rios do Norte, em Jaraguá do Sul. Na cidade vizinha, Schroeder, a terra também se movimentou.

A aposentada Rose Erger acordou fora da cama. “Caí em cima do meu neto, que dormia no chão”, explica. Os órgãos de Defesa Civil de ambos os municípios foram acionados e os técnicos avaliaram os imóveis que apresentaram rachaduras. Nenhuma casa foi interditada, mas todas estão sob atenção.

Segundo o major Márcio Luiz Alves, essas movimentações se dão, geralmente, devido à chuva, por características do solo, por erosão ou quando há o rompimento de alguma tubulação subterrânea. “Geralmente [o movimento] é quase imperceptível, ao contrário do que aconteceu nesses dois municípios”, esclarece.

De acordo com a Defesa Civil, esta não é a primeira vez que o tremor é registrado no Estado. Outras ocorrências já aconteceram na mesma região e também no meio oeste de Santa Catarina.





LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters