[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Parlamento italiano aplaude STF; defesa de Battisti fala em novo julgamento


19 de novembro de 2009



De ROMA, para TERRA MAGAZINE.

.

Battisti, "histriônico, farsante e um fabulador capaz de emocionar incautos, segundo o jornal La Repubblica, que é de esqueda

Battisti, "histriônico, farsante e um fabulador capaz de emocionar incautos", segundo o jornal de esquerda La Repubblica

O Parlamento italiano, há pouco, aplaudiu a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro e se mostrou aliviado por não prevalecer a decisão do ministro Tarso Genro sobre Battisti que, para os parlamentares italianos, (1) deturpou a história do país, (2) ignorou o Estado de Direito italiano vigente à época da consumação dos assassinatos perpetrados pelo extraditando e, ainda, (3) taxou a Itália de incapaz de garantir a vida e de preservar os demais direitos humanos de Battisti.

Pior ainda, Tarso Genro continua a sustentar o acerto da sua decisão, não se sabe se por interesse político próprio ou por ignorância sobre a real situação vivida pela Itália.

A primeira manifestação de júbilo ao STF foi da esquerdista Olga D´Antona (Partido Democrático). Ela é viúva de Massimo D´Antona, que foi fuzilado em maio de 1999 pelas Novas Brigadas Vermelhas.

D´Antona era jurista e preparava um projeto sobre reforma na legislação trabalhista. Como isso desagradou a direção das Novas Brigadas Vermelhas, deliberaram pela sua execução.

Para o parlamentar Antonio Di Pietro, que iniciou e foi um dos baluartes da Operação Mãos Limpas na Itália, a extradição era um ato de respeito para com a Itália. Di Pietro preside o partido chamado Itália dos Valores.

Rose Byndi, uma das lideranças do Partido Democrática (de esquerda) e cientista política, afirmou que o deferimento da extradição de Battisti, pelo STF, “ è uma vittoria del diritto”.

Apresentado pela imprensa francesa e italiana como orientador da defesa de Battisti, o advogado francês Eric Turcon sustentou que a extradição ainda não é certa e que Battisti é um perseguido político merecedor de asilo ou outro julgamento, que não seja à revelia. Disse que Battisti nunca matou ninguém, como lhe afirmaram com convicção os seus filhos e Fred Vargas, a escritora de livros policiais amiga e ativista pró-Battisti.

Perguntado se não pensava nos familiares das quatro vítimas assassinadas, Turcon respondeu: “As compreendo, mas não podem provar que Battisti é o culpado. Lula conheceu a ditadura e sabe o quanto são preciosos os direitos humanos”.

Omero Ciai, enviado do jornal La Repubblica (o jornal de maior circulação, de esquerda e de oposição a Berlusconi) para acompanhar o julgamento no STF, escreveu que Battisti aposta “nas farsas que cria”. “Ele compara o seu caso com o de Chico Mendes e Martin Luther King”, ou seja, quer passar a falsa mensagem de ser uma vítima de perseguição política, destaca Omero Ciai.

Para o enviado do La Repubblica, Battisti é histriônico, capaz de jogar com a mentira e um fabulador capaz de comover incautos.

Pano Rápido: Aqui na Itália, o presidente Lula goza de grande prestígio e admiração.

Até existe um movimento para que, deixada a presidência da República, assuma a direção da FAO (sede em Roma, que é órgão das Nações Unidas sobre a agricultura e a fome no planeta.

Ninguém acredita que Lula irá negar a extradição, ainda mais depois que o STF demonstrou que Battisti não cometeu crime de natureza política e é apenas um assassino que faz qualquer coisa para fugir à responsabilidade pelos crimes praticados.

Para os italianos, a conversa de Lula com Massimo D´Alema, –único comunista que conseguiu ser primeiro ministro na história italiana e será o futuro chanceler da União Européia–, foi fundamental para sua compreensão saber, da boca de alguém com credibilidade e que viveu ao tempo do terror, que a Itália era uma democracia. Mais, não havia regime de exceção e que Battisti, –antigo ladrão que conheceu na prisão e nela aderiu ao grupo eversivo Proletários Armados para o Comunismo (PAC)–, era um criminoso de sangue, sem escrúpulos.

Por outro lado, os italianos orgulham-se da admiração e amizade nutrida por Lula ao presidente Giorgio Napolitano, comunista histórico e garante, à época, do pacto de sustentação da democracia, ameaçada pelo terrorismo de direita (terrorismo nero), de esquerda armada ( terrorismo rosso) e pelos anarquistas.

Neste mês, na Itália, teve início a jornada de memória para lembrar os 40 anos de terror.

Nas livrarias e bancas, existem dezenas de livros e revistas sobre o terrorismo que acometeu o país. Em 12 de dezembro próximo, será o 40º. aniversário da tragédia na Piazza Fontana (Milão), primeira explosão terrorista: foi condenado por Noberto Bobbio e o ministro Genro ainda o citou para defender Battisti.

Hoje, nos cinemas, será exibido, com grande expectativa, o filme “Prima Linea”, que leva o nome da organização terrorista de esquerda pró soviétiva. As primeiras vítimas do bando Prima Linea foram dois magistrados, fuzilados em 1979 e 1980.

–Wálter Fanganiello Maierovitch–







Trânsito em SP pela Rádio SulAmérica





Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez, Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR, salário de presidente de honra do PT, salário de Presidente da República. Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters