[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Chávez ameaça nacionalizar os bancos privados que não respeitarem as normas

Hugo Chávez

Mapa


CARACAS, Venezuela — O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, lançou uma advertência neste domingo aos banqueiros privados enfatizando que poderá estatizar as instituições financeiras que continuarem "fazendo negócios com o dinheiro do povo" ao invés de dar empréstimos aos pobres.

"A todos os banqueiros privados deste país: quem escorregar, dança. Vou tirar seu banco independente do tamanho que tiver, a mim não importa", declarou Chávez em seu programa dominical "Alô, Presidente".

"Querem que eu nacionalize os bancos? Bom, não tem problema, porque os banqueiros não querem dar crédito aos pobres, não cumprem com a função de um banco. Eles acumulam o dinheiro das pessoas (...) e usam esse dinheiro para ganhar mais dinheiro ", enfatizou.

O presidente também falou da ordem emitida na sexta-feira pela justiça para proibir a saída do país de 16 diretores de três bancos que sofreram recentemente intervenção do Estado.

Nos últimos dias se fala muito na Venezuela sobre os bancos em questão, já que um de seus donos, atualmente na prisão, seria um homem ligado ao governo.

O Estado venezuelano decretou a intervenção na semana passada dos bancos Provivienda (Banpro), Confederado, Canarias e Bolívar Banco por não cumprirem com as normas exigidas às instituições financeiras e depois de registrarem irregularidades sobre a origem de seus fundos.

Mais de 70% do sistema bancário venezuelano está em mãos privadas. Depois da nacionalização em 2009 do Banco da Venezuela, que é o terceiro do país e estava nas mãos do grupo espanhol Santander, o Estado controla mais de 25% do setor e é o ator mais poderoso do sistema financeiro.









LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters