[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Se vira, Mané


qua, 07/10/09
por gmfiuza |
categoria Geral

Ainda bem que o movimento estudantil foi comprado por Lula. Senão ia estar uma confusão danada por aí. O que o governo fez este ano com os estudantes brasileiros dava direito a um Maio de 68 novinho em folha.

Até agora, barulho mesmo nas ruas só o das mamães zelosas e suas buzinas poderosas na porta das escolas particulares. Andam impacientes, as guardiãs dos pimpolhos. Vai ver é por isso que eles vão chegando ao ensino médio preferindo o silêncio.

Se quisessem gritar, podiam agora ensurdecer o pais. Para o governo, o futuro é Olimpíada, Copa do Mundo e pré-sal. Gente não interessa.

Esse ministro marqueteiro da Educação, que a imprensa adora, deu seu primeiro golpe na cambalhota do Enem. Os estudantes ficaram sabendo em 2009 que as regras para concorrer à universidade seriam modificadas – em 2009. Virem-se.

É confortante para um menino de 16, 17 anos saber que a forma de avaliação do seu aprendizado na escola de repente não será mais aquela. Será outra, e ele que vá à luta de entendê-la, preparar-se para ela, vasculhar nos jornais se a carreira e a faculdade que almeja irão seguir o plano A, o B ou o A+B.

O vestibulando de 2009 tem que estudar as matérias e as acrobacias governamentais.

Vem a gripe suína, e lá vão as autoridades marqueteiras correndo aos holofotes. Sacam da manga um plano mirabolante de combate à epidemia, esticando as férias contra o vírus. O H1N1 mudou-se por duas semanas das escolas para os shoppings, as lanchonetes e os cinemas. Em seu lugar, veio a epidemia da ignorância e da bagunça curricular.

Correndo atrás do prejuízo da mudança das regras e do calendário, a estudantada subestimou a munição do governo trapalhão. A nova prova-vestibular no ensino médio foi impressa como se fosse um panfleto de Lula.

Claro que alguém ia ter a idéia de vendê-la. O cronograma de estudos da garotada foi para o espaço de novo.

Aí a decisão sobre a nova data do exame – atropelando o vestibular de várias universidades, que agora anunciam a seus candidatos que o Enem volta a não valer – é tomada em dupla pelos ministros da Educação e da Justiça (!), que é candidato a governador e não pode desperdiçar uma ribalta.

É compreensível o silêncio dos estudantes diante de tanto escárnio. Até 2016, tudo se resolve.










Disque-Câmara - 0800 619 619 - Telefone: (61) 3216-0000
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59


Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters