Washington, 9 out (EFE).- O embaixador do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), Ruy Casaes, demonstrou hoje pessimismo com relação ao diálogo entre o Governo de fato de Honduras e o presidente deposto Manuel Zelaya, ao afirmar que o progresso é difícil ou impossível.
Em uma sessão do Conselho Permanente da OEA para comemorar o descobrimento da América, Casaes assinalou que "esta sexta-feira não é um dia de celebração da democracia no continente porque a crise persiste em Honduras".
O diplomata brasileiro fez parte da missão de chanceleres e representantes de 12 países do continente americano, da Espanha e das Nações Unidas, que viajou para Tegucigalpa para promover o diálogo entre as partes e retornou sem ter alcançado avanços.
Casaes disse durante seu discurso com toda franqueza: "reconhecemos que o progresso é difícil ou impossível em Honduras".
Admitiu, porém, ter esperança que o Governo de fato liderado por Roberto Micheletti e Zelaya alcance um acordo pondo fim à crise política nesse país centro-americano.
A missão, liderada pelo secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, reuniu-se na quarta-feira com Micheletti na Casa Presidencial e com Zelaya na embaixada do Brasil, onde está desde 21 de setembro após voltar de surpresa ao país do qual foi expulso por militares em 28 de junho.
O presidente de fato de Honduras insistiu que abandonará o poder se Manuel Zelaya também não retornar ao Governo.
Micheletti confirmou a realização das eleições de 29 de novembro, salvo que "mandem um ataque ou invadam o país".
Já o deposto afirmou que "a comunidade internacional deve atuar com firmeza porque Micheletti quer ficar mais tempo no poder".
Zelaya acrescentou que há maus pressentimentos porque não há vontade do regime que quer fazer eleições a sangue e a fogo, ao estilo do Afeganistão. EFE
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59
Fale com o Ministério
disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900 Sphere: Related Content