[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Para leitores, sunga vermelha de Suplicy não é caso de punição



RIO - A atitude inusitada do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) em vestir uma sunga vermelha no Congresso causou repercussão na Casa, mas foi minimizada pela maioria dos 438 leitores que responderam a uma enquete no site do GLOBO até as 13h desta segunda-feira. Para 54,34%, a polêmica não foi nada demais e o senador não deve ser punido. Já 31,05% acreditam que o petista deve responder por quebra de decoro. Segundo 14,16% dos internautas, por outro lado, bastaria uma advertência para solucionar a questão; 0,46% não quiseram opinar.( Veja as fotos de Suplicy de sunga vermelha )

O corregedor do Senado, senador Romeu Tuma (PTB-SP) chegou a afirmar que abriria abrir uma investigação para saber se o senador quebrou o decoro parlamentar . Mas uma conversa neste fim de semana com o senador afastou a possibilidade. Segundo Tuma, o episódio foi um alerta para que as ações individuais dos parlamentares não afetem a imagem do Senado.

Para os leitores que comentaram o assunto, a decisão não condiz com a impunidade percebida em outros casos no Congresso:

" Com tantos políticos com dólares na cueca, querem punir um senador por vestir cueca por cima da calça? "

" É, senador Romeu Tuma, por uma brincadeira, vai acabar punindo o Suplicy. Vocês devem é se preocupar com os escândalos da casa- afirmou José Francisco da Costa. "

Apesar de discordar do feito de Suplicy, Barbara Candice Fernandes de Vasconcelos acredita que ele não deveria ser punido:

"Não acho que a atitude de Suplicy tenha sido correta, pois, como representante público que é, deve manter uma postura que represente a seriedade de seu compromisso com suas funções. Agora, num país onde deputados não estão se lixando para a opinião pública e o próprio presidente do Senado está envolvido em escândalos e atos secreto 0 e nada foi feito até agora para resolver essa imoralidade da política nacional - condenar Suplicy e deixar os demais na mesma que é uma grande indecência."

" Estamos jogando dinheiro fora! Pagamos até senadores para fazerem coisas deprimentes "

O leitor Sergio Mattos também acha que uma punição severa seria exagerada:

"Com tantos políticos com dólares na cueca, querem punir um senador por vestir cueca por cima da calça? Esse país virou piada mesmo"

Mas houve quem discordasse. O internauta Nikacio Bintencult lamentou o episódio:

"Meu Deus, como estamos jogando nosso dinheiro fora! Pagamos até senadores para fazerem coisas deprimentes."

Depois da reprovação dos colegas, o senador conseguiu evitar a exibição das cenas no programa "Pânico na TV", da Rede TV!. Segundo Daniel Furtunato dos Santos, houve de fato quebra de decoro:

" O Senado é isto mesmo: não tem ética, não tem moral, não tem decoro. Lá mais de 20 senadores tem problemas com a Justiça".

Suplicy, que em agosto pediu a renúncia de José Sarney (PMDB-AP) da presidência do Senado mostrando em plenário um cartão vermelho , ainda é visto como um político íntegro para leitores como Kaiser Dias Schwarcz:

"Acontece que Suplicy é um político íntegro e honesto, o que se tornou uma raridade no Congresso. Por isso, tem um monte de senador procurando um jeito de tirar ele de lá, para que ele deixe de incomodar os esquemas de trocas de favores do senado."

" O próximo vermelho será um nariz de palhaço. Daí, dedicado ao povo "

Para leison Geraldo Ferreira, acusar o senador de quebra de decoro é demagogia:

"Tomem vergonha na cara! Quem é esse bando do Senado que agora quer ética! Avise a esse grupinho de demagogos que estamos de olho neles! Suplicy, cartão vermelho para eles! Se restam alguns poucos homens de respeito lá, um deles sem dúvidas é o senador Suplicy!"

Quem não concordou com a atitude foi o leitor Daniel Lé que já prevê qual será o próximo acessório vermelho a ser usado pelo senador:

"O próximo vermelho será um nariz de palhaço. Daí, dedicado ao povo."










Disque-Câmara - 0800 619 619 - Telefone: (61) 3216-0000
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59


Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters