[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

BLA BLA BLA : Lula defende perseguição aos culpados por mortes no Rio




19 de outubro de 2009 15h05 atualizado às 15h27


Helicóptero da PM explodiu após pouso forçado no Morro dos Macacos, na zona norte do Rio Foto: Henrique Esteves/Futura Press

Helicóptero da PM explodiu após pouso forçado no Morro dos Macacos, na zona norte do Rio
17 de outubro de 2009
Foto: Henrique Esteves/Futura Press


Vagner Magalhães
Direto de São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou nesta segunda-feira os confrontos ocorridos neste final de semana no Rio de Janeiro e defendeu a perseguição aos culpados. Lula também ressaltou que o importante é combater os grandes produtores de drogas. Um helicóptero da Polícia Militar foi derrubado e 12 pessoas morreram nos confrontos entre policiais e traficantes ocorridos neste sábado na capital carioca.

"Eu não poderia ter outras palavras a não ser condenar o que aconteceu em todos os aspectos", afirmou o presidente Lula durante encontro na manhã de hoje em São Paulo com o presidente da Colômbia, Alvaro Uribe. "Ainda vai levar um tempo para resolver a questão do narcotráfico no Rio de Janeiro", acrescentou, reiterando que o governo federal ofereceu ajuda militar ao governador do Rio, Sérgio Cabral. "Oferecemos ajuda ao governador e vamos repor o helicóptero que acabou caindo. O importante agora é perseguir quem praticou estas mortes, pois em um conflito desta magnitude muitos inocentes acabam pagando", completou.

O presidente Lula também lembrou que o governo federal tem feito investimentos em obras de infraestrutura, cultura e educação nas comunidades mais carentes do Rio de Janeiro. "Tudo o que o governador (Sérgio Cabral) precisar, estamos dispostos a ajudar para limpar esta imagem negativa que pessoas inconsequentes deixam no mundo".

Legalização das drogas não resolverá o problema

Questionado sobre a possibilidade que a legalização das drogas viesse a resolver a questão do narcotráfico no Rio de Janeiro, Lula criticou a falta de rigidez dos países ricos com os consumidores e afirmou que a solução virá do combate aos grandes produtores de drogas. "Eu não acredito que a legalização venha a resolver o problema. Se os países ricos, onde está o maior mercado consumidor de drogas, fossem mais rígidos com os consumidores, talvez se diminuísse o consumo. Se faz necessário combater os grandes produtores para que a situação possa melhorar", afirmou.

Os confrontos deste final de semana no Rio ocorreram durante uma invasão de traficantes a rivais na favela Morro dos Macacos. Dois policiais que estavam no helicóptero que tentou realizar um pouso forçado no local e foi abatido pelos traficantes morreram durante a explosão e outro morreu no hospital nesta segunda-feira. Cerca de dois mil policiais foram envolvidos em operações em morros da cidade para tentar capturar os traficantes que participaram direta ou indiretamente da ação criminosa.









Disque-Câmara - 0800 619 619 - Telefone: (61) 3216-0000
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59


Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters