Projeto aprovado
Publicada em 14/10/2009 às 18h14m
Agência SenadoBRASÍLIA - A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou nesta quarta-feira projeto que determina que teatros, cinemas, estádios esportivos, salas de auditórios e de aula e até mesmo salas de espera tenham assentos especiais para pessoas obesas e com deficiência. O projeto teve como relator o senador Paulo Paim (PT-RS) e ainda precisa ser votado em novo turno pela comissão.
O texto da Câmara, que recebeu substitutivo do senador Flávio Arns (PSDB-PR), determina ainda que estejam disponíveis áreas para a permanência de pessoas com deficiência e feitas adequações para facilitar a sua locomoção.
De acordo com o projeto, os lugares precisam instalar poltronas e cadeiras para os obesos, com dimensões e resistência seguindo padrões a ser regulamentados por decreto do Poder Executivo. Além disso, é necessário dimensionar áreas específicas para as cadeiras de rodas e instalar "tablados nivelados quando isso for necessário, para proporcionar boas condições de segurança e visibilidade".
A quantidade de assentos deve representar, no mínimo, 2% da capacidade total do local. Os estabelecimentos que descumprirem as regras terão que pagar multa de 2% do faturamento médio mensal nos casos em que é possível abri-lo. Quando isso não for possível, o valor da multa será estabelecido pela autoridade administrativa respPalácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59
Fale com o Ministério
disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900 Sphere: Related Content