[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Clone do Blog do Planalto permite que internauta comente os posts da Presidência

03/09/2009 - 18h39


Haroldo Ceravolo Sereza
Do UOL Notícias
Em São Paulo
Lançado na segunda-feira, o Blog do Planalto, publicado pela Presidência da República, recebeu algumas críticas - especialmente sobre a ausência de espaço para os comentários dos internautas nos posts. Mas a iniciativa do governo Luiz Inácio Lula da Silva ganhou um clone, que permite a opinião dos leitores.

  • Reprodução

    O clone do Blog do Planlato

O site clone está sob o domínio http://planalto.blog.br. O blog informa que todo o conteúdo é originalmente do Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br) e está licenciado sob a Creative Comons, "exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes".

A licença CC-by-sa-2.5, usada pelo Blog do Planalto original, permite "a cópia, a distribuição e a transmissão" do seu conteúdo, bem como sua adaptação, desde que respeitadas duas condições: a atribuição da autoria e a distribuição sob a mesma licença. Ao UOL Notícias a Secretaria de Imprensa da Presidência da República disse que "a internet é um território livre" e que "estão sendo feitas as referências de acordo com a licença adotada".

  • Reprodução

    O Blog do Planalto original

Daniela Silva, sócia da Esfera.Mobi, responsável pela ação, disse que a iniciativa faz parte do projeto da empresa, que tem como sócio Pedro Markun, filho do jornalista Paulo Markun, presidente da Fundação Padre Anchieta, que administra a TV Cultura, em São Paulo.

"Queremos atuar na internet atribuindo transparência ao processo político. Como a empresa vai se sustentar é uma questão para depois", disse. Daniela eliminou um post publicado pelo repórter, a pedido.

Segundo ela, os sócios acompanharam a polêmica em torno da ausência de comentários no Blog do Planalto e acharam a ideia do governo "um pouco sem sentido": "A web é um espaço para comentários", disse.

O conteúdo do blog, explicou, é capturado por um computador publicado automaticamente, sem edição. "Não sei quem é Jorge", diz, sobre o nome que assina os posts. "É o nome adotado pela pessoa que publica o Blog do Planalto original".

Os dois endereços trazem pequenas diferenças visuais. O clone não tem, por exemplo, a faixa amarela que indica a Presidência da República. Segundo Daniela, a proposta inicial era copiar também o template - que, no entanto, não está, explicitamente, sob a licença Creative Commons.

A publicação do clone foi comemorada por alguns internautas. Um, que se identificou como sendo André Pasqualini, escreve num dos comentários de um post sobre o pré-sal: "Sensacional clonarem o Blog do Planalto. Garanto que esse terá muito mais acesso que o outro tosco".

Em seguida, coloca uma questão sobre o pré-sal: "Mas e aí? Quando é que o governo vai começar a debater os problemas de poluição e da dependência de combustíveis fósseis? Se todo o carbono do pré-sal for pra atmosfera, de que adianta o país ficar rico se não tivermos mais ar pra respirar?"

Outro, que assinou "Da C.I.A." (ironicamente?), afirmou, às 12h44 de hoje: "Eu gostaria de parabenizar esta iniciativa ímpar na abertura de diálogo democrático a todos os brasileiros. Parabéns mesmo, ótimo trabalho o de vocês!"






Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters