[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Saúde prejudicada. Visando enxugar custos, INSS da alta programada até para doenças agravadas

ISSN 1983-4640 • Terça-feira, 18 de agosto de 2009

A partir de agosto de 2005, o INSS introduziu modificação no seu sistema de concessão de benefício de auxílio-doença, mesmo o acidentário, fixando-se desde logo a data da suspensão do benefício que for concedido. Esse procedimento decorre de um programa que passou a ser aplicado que passou a ser conhecido como COPES (Cobertura Previdenciária Estimada).

Os trabalhadores doentes e lesionados de todo país estão repudiando o novo sistema que já concede alta programada até mesmo para trabalhadores que estão gravemente enfermos e sem a menor condição de recuperação, muito menos nas datas já pré-fixadas, para suspensão do benefício. Sabe-se que a adoção dessa novidade, tem por trás, a busca para a redução dos custos do INSS, diante do propalado déficit (rombo previdenciário).

Sustenta-se que o método foi adotado é para disciplinar a concessão do benefício temporário em todas as agências do INSS, com a argumentação de tornar mais rígido o processo dos benefícios de auxílio-doença concedidos atualmente, servindo, inclusive, para evitar as conhecidas burocracias de submissão do segurado pretendente do benefício as constantes perícias, que por sua vez, acaba onerando os cofres do órgão previdenciário.

Essa suspensão do benefício já com data pré-programada traz prejuízos enormes aos trabalhadores doentes e lesionados que precisem da continuidade do recebimento do benefício para poderem subsistir. É que com essa suspensão automática, os trabalhadores não conseguem pedir revisão fora do período de cinco dias permitido, porque o sistema não aceita o reclamo. E ao que se sabe as novas perícias estão sendo programadas apenas para o mês de março de 2006 e se já desde logo se tem a alta programada para dezembro/05 e ou janeiro/06, o novo benefício que não é retroativo, somente será concedido na prática, após a nova perícia que for então designada. Enquanto isso, o trabalhador doente e lesionado, fica sem cobertura do benefício previdenciário, por ter sido suspenso.

Bem por isso, o movimento de saúde nacional está repudiando esse tal COPES, sendo que a Conferência Nacional de Saúde realizada em Brasília-DF, em final de novembro/05, aprovou proposta do plenário de suspensão imediata do referido programa de “Cobertura Previdenciária Estimada”, retornando aos critérios anteriores, menos prejudicial aos segurados do INSS.

No Paraná os trabalhadores fizeram manifestação contra esses procedimentos prejudiciais que estão sendo denunciados em frente à sede do INSS, Rua João Negrão, no centro de Curitiba, contestando os procedimentos das perícias médicas do INSS, que está dando alta médica a todos, indistintamente, mesmo para os casos mais graves. Reclamam que os médicos e peritos sequer dão importância à permanência da doença incapacitante, não levando o doente a sério e sequer examimam os documentos novos que lhes são apresentados, laudos e exames demonstrando não terem sido eliminadas as seqüelas da doença incapacitante.

O Jornal O ESTADO DO PARANÁ traz na edição de hoje, 02.12.05, extensa matéria sobre essa manifestação dos trabalhadores e que são integrantes da Associação de Defesa dos Lesionados no Trabalho do Paraná (ADLT-PR).

Leia mais.

Lesionados contestam perícia médica do INSS

Cintia Végas [02/12/2005]

Manifestação ocorreu em frente à sede do INSS da Rua João Negrão, no centro de Curitiba.

Melhor condução das perícias médicas realizadas pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Foi isso o que pediram ontem, em manifestação realizada em frente à sede do INSS da Rua João Negrão, em Curitiba, integrantes da Associação de Defesa dos Lesionados no Trabalho do Paraná (ADLT-PR). Os participantes do movimento criticaram a chamada “data certa”, uma instrução normativa que, segundo eles, faz com que pessoas que ficaram incapacitadas em função de acidentes ou doenças, tenham que retornar ao trabalho em curto período de tempo, sem estarem totalmente recuperadas e em condições de exercer suas atividades profissionais.

“O que vem acontecendo hoje é que os peritos mal olham os exames dos pacientes e, muitas vezes, sequer os examinam. Eles simplesmente consideram um determinado problema simples, sem terem parâmetros para isso, e determinam que a pessoa retorne ao trabalho”, comentou o presidente da ADLT-PR, Paulo Coelho.

Sem opção, a pessoa acaba retornando à empresa na qual presta serviço. Quando chega ao local, não consegue cumprir suas funções com eficiência e, de acordo com Paulo, muitas vezes é demitida e taxada de incompetente. “Também falta um maior envolvimento social de grande parte das empresas”, disse.

Durante a manifestação, a associação também procurou conscientizar a população sobre a necessidade de denunciar as injustiças ocorridas dentro dos ambientes de trabalho ao Núcleo de Repressão aos Crimes contra a Saúde. “No Paraná, existe uma lei que prevê o fim de isenção fiscal para empresas que causem lesões corporais aos seus funcionários”.

Lesionados

Diversas pessoas que participaram da manifestação diziam se sentir injustiçadas em perícias médicas. Era o caso da técnica em enfermagem Rosemari Guedin da Cruz Breve, que recentemente fraturou o calcanhar direito e já passou por três cirurgias, estando com treze parafusos no pé. “Estou com gesso, andando de muletas e tendo que tomar um monte de medicamentos. Meu médico determinou que tenho que ficar oitenta dias parada, mas o perito do INSS disse que posso voltar ao trabalho no próximo dia 5. Não sei como vou dar conta dos serviços”, afirmou.

Outro que estava revoltado era o motorista de ônibus Izequias Santos de Souza. Há cerca de um ano e meio, ele foi afastado do trabalho por doze meses devido à uma lesão por esforço repetitivo no tornozelo direito. Passado o prazo, voltou ao trabalho por três meses e teve que ser afastado novamente por reincidência do problema. Recentemente, uma perícia determinou que ele deve voltar à sua função em 11 de janeiro. “Meu problema vai e volta e exige um tratamento bastante demorado. Tem dias que não consigo andar de tanta dor”.

Médicos peritos discordam da ADLT-PR

O presidente da Associação Paranaense de Médicos Peritos da Previdência Social, Chil Zunsztern, afirmou que a “data certa” foi instituída pelo Ministério da Previdência Social e considerada bastante positiva por reduzir as filas. Ele classificou como exageradas as colocações feitas pela ADLT-PR, e explicou que o julgamento das doenças é feito da maneira mais justa possível pelos médicos peritos em atividade.

“Cada doença tem um tempo de afastamento previsto. Em casos de males irreversíveis, a pessoa pode ser afastada por até dois anos e depois desse período retornar para nova perícia. Também existe limite indefinido, quando a pessoa é afastada indefinidamente e só volta ao trabalho depois de curada. Os médicos peritos são profissionais preparados para avaliar a capacidade laborativa e não fazem com que uma pessoa volte ao trabalho sem condições para isso”, informou. (CV)

Revista Jus Vigilantibus, Sabado, 3 de dezembro de 2005









Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: