[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

São José dos Campos confirma 2ª morte por nova gripe. Casos na região sobem para 12

20/08/2009


Mulher de 23 anos faleceu no último dia 13 da agosto na cidade
A Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Campos confirmou no final da manhã desta quinta-feira (20), a morte de mais uma pessoa por causa da nova gripe. Trata-se de uma mulher de 23 anos, que morreu no último dia 13 de agosto.

Com isso sobe para 12 o número de vítimas em toda a região. No Vale do Paraíba e Litoral Norte foram 10 vítimas: Além das duas de São José dos Campos, uma pessoa em Jacareí, uma em Ihabela, uma em Ubatuba, uma em Guaratinguetá, duas em Taubaté e outras duas confirmadas pela Secretaria Estadual, que não divulgou a localidade.

Na Região Bragantina foram duas mortes: Uma em Bragança Paulista e outra em Atibaia.

Situação na região

O número de pacientes com a nova gripe aumentou na região. Ao todo, o Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e Região Bragantina já tiveram 202 casos confirmados.

São contabilizados pelas vigilâncias epidemiológicas, os casos em que os pacientes apresentaram quadros clínicos com agravantes, e por isso os exames foram realizados. A cidade que contabilizou o maior número de casos confirmados foi taubaté, que tem 55.

Confira os casos da região:


São José dos Campos: 22 casos, 2 mortes
Jacareí: 22 casos, 1 morte
Caraguá: 2 casos
São Sebastião: 1 casos
Caçapava: 18 casos
Bragança Paulista: 12 casos, 1 morte
Atibaia: 12 casos, 1 morte
Ilhabela: 4 casos, 1 morte
Campos do Jordão: 1 caso
Taubaté: 55 casos, 2 mortes
Cachoeira: 7 casos
Aparecida: 1 casos
Guará: 22 casos, 1 morte
Tremembé: 5 casos
Pindamonhangaba: 9 casos
Ubatuba: 2 casos, 1 morte
Lorena: 6 casos
Cruzeiro: 1 caso

O número de casos contabilizados não é igual ao número de pessoas que estão com a gripe agora. Muitos dos pacientes já estão curados e em casa.

Dicas para evitar a nova gripe:


- Lave as mãos constantemente, com água e sabão: segundo a infectologista, a mão deve ser lavada quantas vezes forem necessárias, sempre que chegar ou sair de algum ambiente ou após contato com outras pessoas.

- Nunca divida utensílios: pratos, copos e talheres não devem ser compartilhados, mesmo com o marido ou o filho. Abuse do copinho descartável.

- Evite aglomerações e viagens. Deixe os ambientes sempre arejados: não é recomendado ficar em lugares com grande acúmulo de pessoas. Mesmo no inverno, o ideal é deixar o ambiente arejado, principalmente os dormitórios.

- Carne de porco não transmite a doença. O uso de máscara ainda não é necessário: a carne não tem ligação com o contágio. Segundo a médica, não estamos em uma situação que seja necessário o uso da máscara.

- Cubra boca e nariz ao espirrar ou tossir. Evite colocar as mãos nos olhos e boca: levar as mãos ao rosto é a forma mais simples de contágio. Quando espirrar, use um lenço de papel, que você pode jogar fora depois.

Com informações do G1




Información Influenza 2009 Flu.gov Flu.gov Share This Widget

Ícono de enlaces externos













Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: