[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Gripe suína: Prefeitura adia reinício das aulas para metade dos alunos da rede municipal


Publicada em 12/08/2009 às 17h36m

Natanael Damasceno

Crianças aproveitam dia de sol na praia com a prorrogação das férias escolares / Foto: André Coelho

RIO - A prefeitura anunciou na tarde desta quarta-feira que não vai acompanhar a decisão do governo do estado de retomar plenamente as atividades escolares na próxima segunda-feira, dia 17 . Os secretários municipais de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, e da Educação, Claudia Costin, anunciaram que as aulas continuam suspensas para as turmas de educação infantil e para os alunos que frequentam do 1º ao 3º ano do ensino fundamental - cerca de 45% de vagas da rede municipal. Segundo Dohmann, a medida foi tomada para garantir a saúde dos alunos de até 9 anos, uma vez que a grande maioria das crianças atendidas nos postos de saúde com a gripe suína estava incluída nessa faixa etária.

Defensoria vai entrar com ação para aumentar número de leitos de UTI

De acordo com a secretária de Educação, os pais dos alunos com idade até 3 anos e 11 meses receberão caixas e latas de leite para ajudar na alimentação das crianças durante o período de férias. Para isso, basta que se apresentem na creche ou na unidade escolar onde seu filho está matriculado.

Estado do Rio já tem 35 mortes pela doença

O restante dos alunos da rede municipal (alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental) voltará às aulas no dia agendado. De acordo com Claudia Costin, todas as escolas terão um canal direto com a secretaria de Saúde para reportar situações de suspeita de gripe e tirar dúvidas. Além disso, receberão kits com álcool gel, sabonete e copos descartáveis. A secretária informou ainda que as funcionárias e alunas grávidas serão dispensadas ao menos até o fim do mês.

O retorno às atividades escolares nas escolas públicas, que seria no dia 3, foi transferido primeiramente para o dia 10 e depois para o dia 17 como uma medida de prevenção à disseminação do vírus da influenza A H1N1, que já matou 35 pessoas no Rio. Pela manhã, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, anunciou que a rede estadual e educação encerra na segunda-feira o período de recesso por causa da ameaça do vírus.






Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: