O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou às pessoas, principalmente às grávidas, que evitem ficar em locais fechados. A sugestão foi feita como mais uma forma de evitar a gripe suína no país, que já causou 34 mortes desde maio.
Saiba mais sobre a gripe suína
Saiba quais são os sintomas da gripe suína
Em programa de rádio, Temporão citou medidas como lavar as mãos, cobrir tosse e espirro com lenço descartável e não compartilhar objetos pessoais. E completou: "Eu diria que é uma recomendação inclusive para as mulheres grávidas evitarem ficar muito tempo em ambientes totalmente fechados. Porque esses ambientes podem permitir a circulação do vírus e aumentar a probabilidade de contaminação".
Reportagem da Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal) informa que as gestantes estão no grupo de risco da doença. "As grávidas são mais vulneráveis ao vírus porque têm a imunidade reduzida", diz o infectologista Caio Rosenthal, do Instituto Emílio Ribas.
"No ambiente fechado, é mais fácil você se encontrar próximo de uma pessoa e é local onde existe dificuldade de dispersão do vírus", afirma Mauro Salles, diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia.
O número de mortes no país subiu ontem para 34 --16 no Rio Grande do Sul, 12 em São Paulo, 5 no Rio e 1 no Paraná. Médicos infectologistas dizem que os ambientes fechados a ser evitados pelas gestantes são os sem janelas e aqueles onde há aglomeração. Citam como exemplo cinemas, teatros, ônibus, metrô, escritórios com ar-condicionado, shoppings, elevadores, bares, restaurantes, igrejas e supermercados.
Arte/Folha Online | ||
Leia a notícia completa na Folha desta sexta-feira, que já está nas bancas.
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário