[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Equipe da Band flagra medicamento para gripe suína com data vencida


Da Redação

Uma reportagem do jornalismo da Band mostrou que pacientes com gripe suína são tratados com medicamentos com a data de validade vencida em São Paulo. Uma etiqueta colada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estende o prazo de janeiro de 2009 até o próximo ano.

O Ministério da Saúde garantiu que os remédios ainda são eficazes contra a nova gripe e informou que foi estendida a validade de 50 mil comprimidos de Tamiflu, que estavam nos estoques estaduais. Essa quantidade é suficiente para tratar 5 mil pacientes.

O fabricante do medicamento explicou que a prorrogação foi feita depois de estudos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde. Para a decisão, foi levada em consideração a estabilidade do produto, com base na forma de armazenamento no estoque.

O uso de medicamentos com o prazo de validade vencido não é comum, mas especialistas dizem que quando há uma pandemia é importante analisar todos os recursos existentes para garantir o tratamento a todos os pacientes.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: