Da Redação
Uma reportagem do jornalismo da Band mostrou que pacientes com gripe suína são tratados com medicamentos com a data de validade vencida em São Paulo. Uma etiqueta colada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estende o prazo de janeiro de 2009 até o próximo ano.
O Ministério da Saúde garantiu que os remédios ainda são eficazes contra a nova gripe e informou que foi estendida a validade de 50 mil comprimidos de Tamiflu, que estavam nos estoques estaduais. Essa quantidade é suficiente para tratar 5 mil pacientes.
O fabricante do medicamento explicou que a prorrogação foi feita depois de estudos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde. Para a decisão, foi levada em consideração a estabilidade do produto, com base na forma de armazenamento no estoque.
O uso de medicamentos com o prazo de validade vencido não é comum, mas especialistas dizem que quando há uma pandemia é importante analisar todos os recursos existentes para garantir o tratamento a todos os pacientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário