[Valid Atom 1.0]

domingo, 28 de junho de 2009

Morre em Passo Fundo primeiro brasileiro vítima de gripe suína

Ministério da Saúde confirma a primeira morte por gripe suína no Brasil

Do UOL Notícias
Em São Paulo

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou na tarde deste domingo (28) a primeira morte no Brasil em decorrência da gripe suína, a chamada gripe A (H1N1). O caso foi registrado em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Trata-se do caminhoneiro Vanderlei Vial, de 29 anos, que esteve na Argentina a trabalho e retornou no dia 20 ao Brasil.

"Infelizmente, o Brasil registra a primeira morte relacionada ao influenza", disse em entrevista coletiva o ministro. "O Ministério da Saúde lamenta profundamente a morte e reafirma que está lançando mão de todos os esforços para conter a doença e evitar a ocorrência de óbitos", completou.

O paciente estava internado no Hospital São Vicente de Paulo e, segundo Temporão, havia manifestado os primeiros sintomas da doença no dia 15 de junho, ainda no país vizinho. O diagnóstico de gripe foi dado no dia 20 de junho e, no dia 23, Vial teve seu quadro agravado e apresentou "sintomas que evoluíram para um quadro de insuficiência respiratória". Ele morreu na manhã deste domingo.

Temporão disse ainda que o índice de letalidade da doença ainda é considerado baixo. "No início, [o índice] era de 2%, caiu para 0,5% e agora se aproxima de 0,4%. Está em queda. No Brasil, a maioria dos casos tem sintomas leves. Há uma percepção em todo mundo da queda da letalidade", falou.

O ministro ressaltou que não existem evidências que esse novo vírus esteja se misturando a outros. Ele confirmou mais 36 novos casos da doença, elevando para 627 as pessoas infectadas no Brasil. Os novos casos estão nos Estados de São Paulo (14), Rio de Janeiro (6), Rio Grande do Sul (5), Distrito Federal (5), Pernambuco (3), Goiás (2) e Tocantins (1).

Outros dois exames estão sendo aguardados, um deles de um engenheiro americano que morreu em Montenegro (RS).

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: