[Valid Atom 1.0]

domingo, 10 de maio de 2009

Nacionalização de empresas pode deixar 22 mil sem emprego na Venezuela


Sindicatos venezuelanos calculam que quase 22 mil trabalhadores de empresas de petróleo podem perder os empregos, depois que o governo de Hugo Chávez começou a assumir o controle da indústria nesta sexta-feira, informa a imprensa local.

"Esta lei não nos beneficia", disse Bernardino Chirinos, dirigente do Sindicato de Trabalhadores Petroleiros do estado Zulia (oeste) sobre a lei aprovada na quinta-feira passada (7) pelo Parlamento que concede ao Estado o controle de empresas de injeção de água, vapor ou gás, de transporte de trabalhadores e outros serviços na indústria petroleira.

"Há 35 mil trabalhadores na costa oriental (Zulia) e apenas 8.000 serão absorvidos. Há 22 mil trabalhadores sem garantias", completou Chirinos em declarações ao jornal "El Nacional".

Efe
Chávez iniciou tomada de empresas terceirizadas do setor petroleiro na Venezuela

O presidente Chávez liderou na sexta-feira a tomada de controle dos bens e serviços da indústria petroleira no Lago de Maracaibo (Zulia), onde confirmou que 8.000 trabalhadores passariam a ser funcionários diretos da estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA).

"Estamos liberando a pátria, construindo o socialismo com os trabalhadores", declarou o presidente.

Com a medida, o Estado assume o controle das operações de 60 terceirizadas, que há semanas exigem da PDVSA o pagamento de faturas vencidas.

Com France Presse

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: