[Valid Atom 1.0]

domingo, 10 de maio de 2009

Brasil tem 30 casos suspeitos de gripe suína e monitora 25

São Paulo é o Estado que tem o maior número de casos suspeitos --12. Hoje, a mãe de um jovem contaminado foi internada no Rio. O Brasil tem seis casos confirmados.


Na manhã deste sábado, dois voos foram inspecionados: um voo de Miami e outro de Nova York. De acordo com funcionários da Infraero, os passageiros --utilizando máscaras-- foram encaminhados para avaliação.

O Ministério da Saúde informou na tarde deste sábado que subiu para 25 o número de casos monitorados do vírus Influenza A (H1N1) que são acompanhados em oito Estados do Brasil. O número de casos suspeitos aumentou para 31, já que a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro notificou um novo caso suspeito pela infecção do vírus. Seis pessoas foram contaminadas até o momento.

Os casos suspeitos estão nos estados de São Paulo (12), Rio de Janeiro (1), Minas Gerais (4), Paraná (4), Distrito Federal (2), Goiás (2), Santa Catarina (1), Mato Grosso do Sul (1), Pernambuco (1), Ceará (1) e Rondônia (1).

Já o número de casos descartados é 113. Até ontem (8), 18 casos eram monitorados.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: