[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Xô, 2016


Ter, 28/04/09
por gmfiuza |

Preparem-se para mais um espetáculo de brasilidade deprimente. Com a chegada ao país dos homens do Comitê Olímpico Internacional, está aberta a temporada de frivolidade alegre rumo a 2016.

Outras candidaturas olímpicas, como as de Chicago e Tóquio, contrataram claques para animar a campanha de rua. No Rio de Janeiro não precisa. Se há algo que nunca falta ao brasileiro, e especialmente ao carioca, é o estoque de ufanismo tolo.

Vamos eleger o Canal do Mangue a qüinquagésima maravilha do mundo? É pra já. Todo mundo na rua de bandeirola, perna de fora e apito. Está para nascer um povo que se ache tão porcaria, e se mostre tão exuberante.

Impressionar os gringos é um dos esportes nacionais preferidos. Seja qual for a causa. Vamos mostrar pra eles as nossas praias, os nossos tapinhas nas costas, as nossas bundas. Somos medalha de ouro em oba-oba.

O Rio de Janeiro continua lindo. E decadente, violento, poluído, engarrafado, favelado. Cheio de gente mal-educada e prepotente. Ainda tem muita gente legal, mas esses andam meio tímidos. São os alvos preferidos dos “choques de ordem” populistas, que consistem em barbarizar o cidadão de bem para mostrar serviço a não se sabe quem.

A campanha Rio 2016 é a apoteose da hipocrisia. Sediar uma Olimpíada para que?

Lá vai o balneário se maquiar de novo, enchendo de orgulho besta esse povo carente, cuja carência abrirá caminho mais uma vez para projetos políticos, promoções pessoais e grandes negócios privados com dinheiro público.

Se o Brasil tivesse vergonha na cara, fazia para os membros do COI no Rio um desfile de escola de samba com os atletas em petição de miséria, atravessando as instalações esportivas abandonadas, prontas para virar favela.

Mas lá vão os inocentes se imolar na auto-exaltação, se lambuzar nos superlativos complacentes.

Uma certeza o COI pode ter: o Rio de Janeiro possui os melhores estandes de tiro naturais do mundo. A cidade está praticamente inteira na mira. Os atiradores é que não são muito precisos. Mas até 2016 eles poderão treinar bastante.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: