[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Obama cumprimenta Chávez, Evo e Ortega, trio de críticos dos EUA


para a Folha Online

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apertou as mãos dos presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, Nicarágua, Daniel Ortega, e Bolívia, Evo Morales, antes da abertura da 5ª Cúpula das Américas nesta sexta-feira. Os três dirigentes esquerdistas são os principais críticos da política externa americana na América Latina e se opõem à proposta de declaração final do encontro por não tratar do retorno de Cuba ao sistema pan-americano de nações.


Reuters
O presidente americano estende a mão a dois de seus críticos, Hugo Chávez, da Venezuela (esq), e Evo Morales, da Bolívia
O presidente americano estende a mão a dois de seus críticos, Hugo Chávez, da Venezuela (esq), e Evo Morales, da Bolívia

O presidente da Bolívia foi o primeiro a ser saudado pelo americano. Enquanto os dois esperavam a interpretação do hino nacional de Trinidad e Tobago, o país anfitrião do evento, Obama se aproximou de Morales e apertou a sua mão.

Os tradicionais adversários dos Estados Unidos durante a Presidência de George W. Bush comemoraram e tornaram público o gesto de Obama, de quem os líderes latino-americanos, em geral, esperam uma mudança das relações com a região.

No salão do hotel Hyatt Regency, de Port of Spain, capital de Trinidad e Tobago, Chávez se viu frente a frente com Obama, a quem manifestou o desejo de forjar uma amizade.

"Com esta mesma mão, há oito anos, eu cumprimentei Bush. Quero ser seu amigo", afirmou ao novo presidente americano, ao apertar com força a mão de Obama, de acordo com um comunicado divulgado pelo governo de Caracas e conforme pôde ser visto nas imagens oficiais.

Chávez se referia ao fato de ter cumprimentado Bush durante a 3ª Cúpula das Américas, realizada em Québec. Mas, há quatro anos, os dois dirigentes se encontraram na reunião de Mar del Plata e se evitaram.

Obama repetiu o gesto com o presidente da Nicarágua, a quem apertou a mão na mesma sala, onde todos os presidentes tiveram um rápido encontro antes da abertura da cúpula.

O anúncio foi feito por Ortega durante discurso perante os líderes, quando discursou em nome dos países centro-americanos.

Ortega lembrou que, no passado, teve a oportunidade de se reunir com os presidentes americanos Jimmy Carter, Ronald Reagan e George H.W. Bush, pai do antecessor de Obama. Ele disse ter esperança de que as relações dos EUA com a América Latina mudem.

Após cumprimentar os adversários, Obama também saudou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente chilena, Michelle Bachelet.

Mais cedo, tinha conversado rapidamente com o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, e com o presidente colombiano, Álvaro Uribe. Ele também discutiu assuntos econômicos com dirigentes caribenhos, informou um alto funcionário da Casa Branca.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: