[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 18 de março de 2009

Lula lá - em El Salvador



Por trás da virada na eleição presidencial deste domingo em El Salvador, está um brasileiro - João Santana, marqueteiro de Mauricio Funes, o candidato da esquerda. Paralelamente, Santana mantém-se como o marqueteiro número 1 de Lula.

Isso explica, por exemplo, a inusitada presença de Lula na propaganda de televisão de Funes. Em vários spots de 30 segundos, Lula aparece (muito) bem na foto.

Lula foi usado como um contra-exemplo (junto com Barack Obama) cujo objetivo era o de reagir a uma campanha que procurava vincular Funes a Hugo Chávez, Fidel Castro e Daniel Ortega - os dois primeiros qualificados de "extremistas de esquerda" e o nicaragüense de "esquerdista incompetente". Esta turma assusta os salvadorenhos, concluíram as pesquisas do candidato esquerdista. E Santana decidiu ligar o seu candidato a Lula.

Num dos comerciais, Funes é ladeado por duas imensas fotos de Obama e de Lula, citados como exemplos de "líderes inovadores": "Lula demonstrou que se pode fazer um governo popular, democrático e com distribuição de riquezas", proclama o comercial.

Em outro, o locutor compara os ataques a Lula na campanha de 2002 com as críticas que Funes sofre agora: "Mas no Brasil, a campanha fracassou. Hoje, Lula é considerado o melhor presidente da história do Brasil", exagera o triunfante comercial.

As pesquisas mais recentes dão a Funes em torno de dez pontos de vantagem sobre Rodrigo Ávila.

Assista aos vídeos "Lideres" e "Desde Brasil" aqui.


RADAR ON-LINE

Com Paulo Celso Pereira

Lauro Jardim


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: