[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 19 de março de 2009

Google e Sony fecham acordo para disponibilizar e-books gratuitamente

O Google disponibilizará gratuitamente meio milhão de livros para o aparelho de leitura de e-books da Sony. As companhias devem fazer o anúncio da parceria nesta quinta-feira. Os livros que serão oferecidos não são protegidos por direitos autorais.

É a primeira vez que o Google disponibiliza seu vasto acervo de livros de domínio público escaneados para um dispositivo de leitura de e-books. A medida deve fazer com que o "Sony Reader" ultrapasse o "Kindle" --aparelho semelhante da Amazon-- em número de livros oferecidos.

Todos os livros escaneados foram publicados antes de 1923, e incluem trabalhos como "Conto de Duas Cidades", de Charles Dickens, assim como clássicos de não-ficção, como "As Histórias", de Heródoto.

Os livros já estão disponíveis para download gratuito no formato PDF, que funciona bem nas telas de computadores mas não nos aparelhos de leitura de e-books. Agora, o Google fornecerá os livros no formato Epub (publicação eletrônica, na sigla em inglês), que permite que as linhas fluam de maneira diferente, para caber numa tela menor.

A assessora do Google Jennie Johnson afirmou que a companhia quer aumentar o acesso aos livros.

"Nossa visão é: qualquer livro, em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo", disse. "Nós queremos nos associar com qualquer pessoa que compartilhe da nossa visão de fazer os livros mais acessíveis".

A indústria editorial já concordou parcialmente com o formato Epub para a distribuição de e-books, mas a Amazon utiliza seu próprio formato para o Kindle. No entanto, um arquivo Epub que não esteja criptografado (codificado) pode ser convertido para um formato compatível com o Kindle por meio de um programa de computador.

O Kindle tem uma conexão sem fio direta com sua loja de e-books, que tem mais de 245 mil títulos. Já o aparelho da Sony requer que o usuário primeiro faça o download do livro do site da Sony com um computador e depois passe o livro para o dispositivo.

Nos Estados Unidos, o preço do "Reader" varia entre US$ 300 e US$ 350. O aparelho ainda não está disponível no Brasil.

Na internet (em inglês):

http://www.sony.com/reader
http://books.google.com
http://www.amazon.com/kindle


fonte : FOLHA ONLINE

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: