[Valid Atom 1.0]

domingo, 9 de novembro de 2008

Uma em cada dez pessoas atendidas em campanha contra o câncer terá que operar


Ação promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia ocorreu em 22 estados

Da Redação, com informações da Agência Brasil

Uma em cada dez pessoas atendidas nesta manhã (8) no Parque da Cidade, em Brasília, na décima Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele recebeu recomendação médica para fazer cirurgia. A mobilização, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ocorreu em 22 estados e no Distrito Federal.

O público foi atendido por cerca de 1,5 mil dermatologistas, que colaboraram para conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a pele no clima tropical brasileiro.

De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia no DF, Carmélia Reis, foram registrados este ano 55 mil novos casos de câncer de pele nos homens e 59 mil ocorrências em mulheres em todo país. Do total, 2,9 mil causaram a morte.

A dermatologista recomenda que as pessoas procurem um médico para diagnóstico precoce assim que verificarem pequenas manchas na pele. Geralmente são de cor castanha, as áreas coçam ou sangram e verrugas aumentam de tamanho. Só o médico pode avaliar cada caso, alerta a especialista.

O uso de protetor solar deve também ser indicado pelo dermatologista, que receitará o mais adequado para cada pessoa. Quem tem pele e olhos claros corre mais riscos ao se expor ao sol. A médica alerta que a radiação solar está presente mesmo se o céu estiver nublado. Os cuidados devem envolver também o uso de óculos escuros.

Outra dica importante, de acordo com Carmélia Reis, é revestir vidros de carros com películas, dentro das normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A medida, segundo ela, oferece proteção parcial contra a ação dos raios solares mais nocivos à pele.

A especialista lembra que, embora em quantidade menor, quem passa muito tempo exposto à luminosidade da tela do computador também recebe radiação prejudicial à pele.





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: